Exportação de frutas e legumes: 22,3 mil toneladas exportadas em 2023 com a ajuda do Lidl

Em 2023, através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal ajudou centenas de produtores nacionais a exportarem 22,3 mil toneladas de frutas e legumes, continuando a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus.

O Lidl reafirmou assim o seu contributo à produção nacional, impulsionando que 20 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a nove países europeus: Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.

Deste cabaz de produtos exportados, destaca-se a pêra Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas deste produto a serem exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo e Suécia.

Destacam-se igualmente os citrinos do Algarve IGP – a laranja e o limão – com quase 2,9 mil toneladas exportadas, a fruta de caroço – ameixas, nectarinas e pêssegos – com 2,3 mil toneladas – e os frutos vermelhos – amoras e framboesas – com 1,8 mil toneladas.

Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: abóbora, castanha, couve branca/repolho, couve coração e melão, entre outros.

O ano de 2023 fica igualmente marcado de forma positiva com o início da exportação de dióspiro, com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha – assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, nomeadamente: a exportação de tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha.

«Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados – sendo os contratos assinados com os mercados de destino com a vantagem de os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede – o Lidl Portugal tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença», lê-se num comunicado.

«Estes números espelham mais uma vez o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes. A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem», explica Jorge Pierre Silva, director de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.

Já Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, afirma: «Os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do sector agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade. A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do sector das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»

Notícias relacionadas

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...
IMG_6047
Anipla agora é CropLife Portugal
Decidida a ser, cada vez mais, um reflexo da evolução da indústria, a Anipla...