Sonae MC inaugura novo edifício do Centro de Distribuição da Azambuja

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou hoje, 14 de Outubro, na inauguração do novo edifício do Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja, que vem aumentar a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região Centro e Sul do País. Este projecto resulta de um investimento da empresa, no valor de cerca de 50 milhões de euros, entre estrutura e equipamentos, na expansão dos entrepostos da Azambuja e da Maia – este último previsto para 2022.

Ampliação do Centro Distribuição Azambuja_14Out2021 (6)

O novo edifício veio acrescentar 25.000 m2 de operação ao Entreposto da Azambuja, que agora totaliza 70.000 m2, e mais 300 novos postos de trabalho – elevando para 1.100 as pessoas que trabalham na Azambuja. Segundo a Sonae MC, a nova infraestrutura conta com 6.900 painéis solares, três megawatts-pico de potência (3MWp) e uma produção anual de quatro 4 Gigawatts-hora (4GWh), sendo «uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica» e evitando a produção anual de 1.000 toneladas de CO2.

Ampliação do Centro Distribuição Azambuja_14Out2021 (10)

A empresa também indica que o novo edifício «está equipado com inovadores sistemas de refrigeração e isolamento mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do ambiente» e que «no desenho do edifício estão também reunidas as condições necessárias para a implementação de sistemas automatizados que poderão vir a tornar-se uma realidade num futuro muito próximo». O novo Entreposto recebeu a certificação internacional LEED Gold (Leadership In Energy & Environmental Design) pelo United States Green Building Council – entidade de «certificação de projectos imobiliários sustentáveis» –, por ter sido «construído com preocupações sustentáveis, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação», explica a Sonae MC.

Centro de Distribuição da Azambuja da Sonae MC (3)a

A empresa afirma que o seu Centro de Distribuição na Azambuja «permite receber e armazenar produtos do país inteiro, sem perderem a frescura, e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores» e que pretende «concentrar o envio dos produtos frescos das lojas sul do País no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das lojas em 24 horas». De acordo com a Sonae MC, «a entrega conjunta de produtos frescos permite fazer menos 20% de entregas às lojas, uma redução de 1.400.000 km percorridos por ano e o equivalente a uma poupança de 1.100 toneladas de CO2 por ano».

Ampliação do Centro Distribuição Azambuja_14Out2021 (4)

Apresentamos mais informações sobre esta inauguração e sobre a nova infraestrutura na edição de Novembro da Frutas, Legumes e Flores.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...