Simpósio Internacional da Cereja reúne sector mundial na Macfrut

“Gestão sustentável de pomares num período de mudança” é o tema que a International Spring School para jovens investigadores e profissionais do sector vai explorar de 2 a 3 de Maio de 2022 no CEUB – Centro Residencial Universitário em Bertinoro (FC ), Itália.

Organizado pela Universidade de Bolonha, pela Universidade de Modena e Reggio Emilia e pela Universidade Politécnica de Marche, em colaboração com a Macfrut, terá lugar o Simpósio Internacional da Cereja, durante uma semana (até 6 de Maio), num evento dedicado a esta cultura integrado na Macfrut, a feira internacional da indústria de produtos frescos, a ser realizada no Rimini Expo Centre.

O simpósio será realizado em inglês com número limitado de participantes, sendo 30 vagas reservadas a estudantes (doutorandos e bolsistas de pós-doutoramento) e 30 vagas a profissionais de todo o Mundo. Depois de enviarem os seus currículos, os participantes seleccionados terão a oportunidade de permanecer nas instalações em Bertinoro durante todo o evento.

O programa de dois dias (2-3 de Maio) – composto por 10 seminários sobre temas chave relacionados com a gestão sustentável de pomares, juntamente com actividades interactivas envolvendo os doutorados, profissionais e docentes – será gerido e coordenado pelas universidades organizadoras, com a participação de palestrantes internacionais e especialistas em cerejeiras.

Lara Maistrello, da Universidade de Modena e Reggio Emilia, abrirá a sessão abordando uma questão que se torna cada vez mais premente, a das espécies de insectos invasores, que está a agravar-se com as alterações climáticas e muitas vezes causa sérios danos às fruticulturas.

José Quero Garcia (INRAE ​​Bordeaux) fará uma apresentação sobre os prós e contras da biotecnologia aplicada aos programas de melhoramento genético para lidar com os diversos stresses bióticos e abióticos causados ​​pelas mudanças climáticas.

A sessão da tarde será dedicada à fisiologia e gestão das cerejeiras: Davide Neri, da Universidade Politécnica de Marche, abordará o tema da fisiologia e gestão do sistema radicular no contexto da sustentabilidade dos pomares. Em seguida, Greg Lang, da Michigan State University (EUA), falará sobre métodos agrícolas de ponta que visam optimizar a eficiência da produção e o uso de recursos nos pomares.

A palestra de encerramento da sessão da tarde, que será proferida por Matthew Whiting, da Washington State University (EUA), focará em estratégias de cultivo e outros temas como práticas precisas de pomares por meio da adopção de práticas inovadoras de mecanização.

A manhã do segundo dia será dedicada à fisiologia da cereja. Luca Dondini, da Universidade de Bolonha, abrirá a sessão discutindo o tema da polinização e questões relacionadas com as alterações climáticas.

Brunella Morandi, da mesma universidade, explicará então como o cultivo da cerejeira e as características qualitativas das várias espécies de cerejeira são fortemente influenciadas pelas condições ambientais e pela disponibilidade de recursos essenciais como a água.

Para encerrar a sessão da manhã, Moritz Knoche, da Universidade de Hannover (Alemanha), fará uma palestra sobre as causas fisiológicas do rachamento e como gerenciá-lo: o rachamento é um importante distúrbio fisiológico das plantas que é frequentemente encontrado em muitas espécies frutíferas antes da colheita.

À tarde, mais oradores tomarão a palavra: Michael Blanke, da Universidade de Bonn (Alemanha), falará sobre estratégias de cultivo visando mitigar os efeitos das alterações climáticas. Tais abordagens incluem sistemas de cobertura multifuncional, que são amplamente utilizados para protecção contra granizo, chuva e/ou insectos, bem como coberturas de solo, e podem influenciar significativamente o microclima dos pomares.

Para finalizar, Juan Pablo Zoffoli, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, abordará a qualidade pós-colheita e quais as práticas de cultivo que a influenciam. Por último, mas não menos importante, a Accademia dell’Agricoltura fará um discurso de encerramento sobre como as técnicas de cultivo e o clima afectam as propriedades nutricionais das frutas.

O processo de inscrição e selecção está em andamento, mas as vagas estão sujeitas à disponibilidade. Os interessados deverão aceder aqui.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...