Exportações do sector agroalimentar fecham 2021 a crescer

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou os dados do Comércio Internacional do Complexo Agroalimentar (CAA) relativos a Dezembro de 2021, os quais revelaram uma tendência de crescimento das exportações no sector agroalimentar.

O ano de 2021 fechou a crescer neste indicador, com as exportações a aumentarem 11,4% (6.920 M€ para 7.709 M€) face a 2020. Das actividades que compõem o Complexo Agroalimentar regista-se um crescimento em todas as categorias, com a agricultura e as indústrias de produtos alimentares, bebidas e tabaco a crescer 5,5% e 12,9%, respectivamente, comparativamente com o ano anterior.

Nas importações do complexo agroalimentar registou-se um aumento de 11,3% face a 2020, sendo esta uma tendência de crescimento que se verifica após o 1º ano de pandemia (2019), ano em que as importações do sector agroalimentar diminuíram.

Numa nota enviada pelo Ministério da Agricultura, destaca-se ainda que o sector dos vinhos fechou o ano também com subida, com um aumento das exportações de 8% face a 2020.

«Os dados agora divulgados pelo INE vêm reforçar a robustez e a relevância do sector agroalimentar para a economia e competitividade do País. Mantém-se a tendência de crescimento e confirma-se a resiliência que o sector demonstrou, mesmo nos períodos mais difíceis da pandemia», afirmou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias
Foto Salad Greenhouse (21)
Agrogarante leva “Sustentabilidade – Garantir o Futuro das Empresas” à FNA23
cabbage-3722517_1280
APED lança guia de boas práticas na distribuição de produtos biológicos

Notícias relacionadas

1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias
A Ministra da Agricultura e da Alimentação assinou um despacho que define os...
Foto Salad Greenhouse (21)
Agrogarante leva “Sustentabilidade – Garantir o Futuro das Empresas” à FNA23
No âmbito das Conversas de Agricultura que integram o programa de colóquios...
cabbage-3722517_1280
APED lança guia de boas práticas na distribuição de produtos biológicos
A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição elaborou, em parceria...
migdalo
Migdalo adquirida pela Manolet Almonds
A Migdalo integra agora a Manolet Almonds, numa aliança estratégica que «permite...