Sexta edição das 24H Agricultura Syngenta em Bragança a 1 e 2 de Abril

“Agricultura regenerativa” é o tema da sexta edição das “24H Agricultura Syngenta”, competição formativa de estudantes de Ciências Agrárias, que terá lugar nos dias 1 e 2 de Abril, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. Este evento é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a IAAS Portugal – Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e com a SFORI.

As equipas concorrentes às “24H Agricultura Syngenta” devem ser compostas por três a cinco estudantes da mesma ou de diferentes instituições de ensino e podem concorrer estudantes do ensino agrário (superior e técnico-profissional) de Portugal e de Espanha. Segundo a organização, são admitidos estudantes de licenciatura ou mestrado e no máximo três equipas do ensino profissional.

Os interessados em participar nas “24H Agricultura Syngenta” devem ser maiores de 16 anos e já podem inscrever-se no site do evento. A organização explica que «os estudantes em competição vão realizar provas de campo e teóricas, adquirindo conhecimento sobre boas práticas agrícolas essenciais para responder ao enorme desafio de produzir alimentos, usando menos recursos, praticando uma agricultura regenerativa».

A organização salienta também que se trata de «uma maratona de provas, que dura literalmente 24 horas consecutivas, testando as competências técnicas e as soft skills dos participantes». «Espera-se que esta geração de estudantes das Ciências Agrárias venha a contribuir activamente para a regeneração dos sistemas naturais, através de diversos objectivos, tais como a regeneração dos solos, aumento da biodiversidade, utilização inteligente dos recursos hídricos, promoção de sinergias com os ecossistemas e assegurar uma resiliência crescente das culturas, sem colocar em causa a competitividade das produções», assinala a organização das “24H Agricultura Syngenta”.

Esta competição formativa foi criada em 2016 pela Associação Portuguesa de Horticultura, para «reforçar as competências dos futuros profissionais do sector agrícola». As edições anteriores decorreram em Lisboa (2016), Coimbra (2017), Ponte de Lima (2018), Faro (2019) e Santarém (2022).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...