Seminário sobre o insecto percevejo asiático

“Distribuição e bioecologia do insecto polífago invasor percevejo asiático (Halyomorpha halys) na Europa – Um desafio para a produção integrada de fruteiras” é o tema do seminário que vai decorrer no dia 25 de Janeiro, às 11 horas, na sala 17 de Abril do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A iniciativa, promovida pelo Centro de Ecologia Funcional (Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet) da FCTUC, tem como oradora Lara Maistrello, da Universidade de Modena e Reggio Emilia, Itália.

O percevejo marmoreado castanho, também conhecido como percevejo asiático, Halyomorpha halys Stal (Heteroptera, Pentatomidae), é um insecto polífago nativo da Ásia Oriental, que se está a tornar uma praga de importância global para muitas culturas agrícolas.

Adicionalmente, referem os responsáveis pelo seminário, «este organismo causa grandes incómodos domésticos, devido às agregações invernais densas dentro de estruturas feitas pelo Homem. O comportamento furtivo deste organismo permite-lhe passar despercebido em praticamente qualquer tipo de mercadoria, facilitando a disseminação assistida por seres humanos em todo o mundo, ameaçando, assim, o comércio internacional.»

Nos EUA, este insecto já causou perdas de milhões de dólares em culturas hortícolas e encontra-se actualmente em rápida disseminação na Europa, causando danos cada vez maiores, especialmente em pomares de fruteiras e em aveleiras. Devido à alta polifagia e elevada mobilidade de todos os estados do ciclo de vida, a gestão desta praga é particularmente desafiante.

Este seminário vai focar-se na «bioecologia do percevejo marmoreado castanho, mostrando os resultados da investigação realizada no norte de Itália, local onde se tornou uma das principais pragas de pomares frutícolas, tendo levado ao colapso dos programas de Gestão Integrada de Pragas existentes», adianta  o Centro de Ecologia Funcional da FCTUC.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
Culturas de cobertura
Dia aberto sobre culturas de cobertura a 11 de Abril em Coruche
image001 (5)
15 frutas e legumes recebem distinção Sabor do Ano 2025

Notícias relacionadas

2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
No ano em que celebra 25 anos de existência, a Selectis levou a cabo a renovação...
Culturas de cobertura
Dia aberto sobre culturas de cobertura a 11 de Abril em Coruche
A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, vai ser palco, na manhã...
image001 (5)
15 frutas e legumes recebem distinção Sabor do Ano 2025
O SABOR DO ANO, selo líder de qualidade no sector alimentar, premiou na edição...
Foto Salad Greenhouse (62)
Compal renova Fábrica de Sumos na KidZania e convida crianças a tornarem-se frutólogos por um dia
A Compal acaba de renovar a sua Fábrica de Sumos na KidZania, que está pronta...