Continente prevê comprar 10 mil toneladas de laranja do Algarve

Um dos produtos mais característicos do Sul do País está em destaque em todas as 274 lojas Continente. Até junho, o Continente só vende laranjas do Algarve com carimbo IGP – Indicação Geográfica Protegida, designação regulamentada pela União Europeia. Esta parceria com produtores nacionais significa uma previsão de aquisição de cerca de 10.000 toneladas de laranja do Algarve.

A classificação IGP identifica produtos originários de determinada região, garantindo que apenas são comercializados artigos que tenham sido obtidos de forma tradicional e que possuam características e reputação ligadas ao território.

No caso das laranjas do Algarve, a classificação é atribuída a todos os citrinos provenientes de pomares certificados, com um caderno de encargos exigente que vincula os produtores a diversas medidas para garantir a qualidade do produto, nomeadamente que o fruto seja colhido à mão e no ponto óptimo de maturação, ou seja, com a relação de açúcares/ácidos adequada para o consumidor.

Laranja Algarve

O carimbo IGP garante, desta forma, um citrino com casca fina, intensamente colorida e brilhante, com elevado teor de sumo, único da região mais a Sul de Portugal.

Todas as laranjas à venda nas lojas Continente são produzidas, assim, em 2.000 hectares de pomares certificados, distribuídos entre Tavira e Silves e pertencentes a cerca de 100 produtores que compõem as quatro Organizações de Produtores parceiras do Continente.

Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente sublinha: «No Clube de Produtores Continente valorizamos a autenticidade dos produtos. Através de cadeias curtas de abastecimento asseguramos a sustentabilidade ambiental e económica do País, das regiões e da agricultura nacional. Ao disponibilizarmos apenas laranjas produzidas no Algarve, estamos a fechar mais um elo da cadeia de união entre o Continente e a produção nacional».

O Continente trabalha diariamente com produtores nacionais, apurando e seleccionando os produtos que correspondam às necessidades dos seus clientes. Em 2019, ano em que a colheita de laranjas apresenta uma enorme qualidade, a marca continua a apoiar o melhor da produção portuguesa e garante que todas as laranjas à venda nas suas lojas são algarvias, com classificação IGP.

A aposta na produção nacional representa um dos principais eixos estratégicos da marca, com a promessa de que produtos de qualidade – como é o caso da laranja do Algarve IGP – chegam à mesa de todos os portugueses.

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