Seminário em Alenquer a 19 de Janeiro sobre o PEPAC

Tem lugar amanhã, 19 de Janeiro, a partir das 15h00, na sede da Junta de Freguesia de Ventosa, em Alenquer, o seminário “O Plano Estratégico da PAC 2023-2027 – Novos Desafios”. Este evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alequer e da Coopquer – Cooperativa Agrícola de Alenquer e, como o nome indica, terá como tema central o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para o período 2023-2027, que entrou em vigor este mês.

O objectivo da iniciativa, que contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, é «apresentar o plano estratégico da PAC para o quadriénio e, em simultâneo, debater e esclarecer algumas das principais questões relacionadas com o tema». A organização explica que, «em paralelo, será dinamizada também uma reunião de trabalhos, na qual será discutida a actualização das normas para a Produção Integrada, tema de especial importância para os profissionais do sector primário, em particular para os produtores do concelho».

Segundo a organização, este seminário resulta de vários pedidos feitos à autarquia e à Coopquer, por parte de produtores locais, sendo que «entre as principais dúvidas levantadas está a possível atribuição de fundos, no âmbito do próximo quadro comunitário». «Houve uma oportunidade de organizar esta iniciativa, até porque ainda subsistem muitas dúvidas acerca destas temáticas, que esperamos virem a ser esclarecidas. Destaco o tema dos fundos comunitários, no qual os presentes poderão obter mais informações acerca das candidaturas, contando até com o apoio da Coopquer para ensinar a concretizar essas candidaturas», refere Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer.

O programa, que pode consultar aqui, inclui a participação de técnicos da Coopquer, da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS) e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). O seminário “O Plano Estratégico da PAC 2023-2027 – Novos Desafios” é aberto ao público em geral, ainda que seja mais direccionado para profissionais do sector agrícola, sublinha a organização.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival

Notícias relacionadas

capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...
2
Publicada declaração que rectifica composição do Comité de Acompanhamento do PEPAC
Foi publicada a 15 de Fevereiro, em Diário da República, uma declaração de rectificação...