Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo

No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”, decorrem nos dias 5 de Abril, 19 de Abril e 23 de Maio, durante a manhã, três sessões de campo, nas quais estará em destaque o tema do microbioma do solo e onde serão abordadas «novas ferramentas» para o microbioma do solo. A “Grow Field Days”, cujo programa pode consultar aqui, envolve visitas de campo a diferentes entidades, onde serão tratados temas relacionados com a saúde do solo e das plantas, numa iniciativa organizada pelo Food4Sutainability, pela BGI e pelo programa Grow, do EIT Food.

A BioFrade, na Lourinhã, é o destino da visita de 5 de Abril, na qual serão vistos «elementos de fixação e multiplicação de polinizadores e auxiliares, como as sebes diversas», serão demonstradas «práticas de incorporação de matéria orgânica no solo, como fonte de nutrição», e serão ainda apresentadas «tecnologias de controlo de infestantes (solo)». A organização da “Grow Field Days” refere que a Biofrade é uma empresa familiar, que iniciou o modo biológico em 1991 e que, a partir 1998, passou a produzir e comercializar só produtos de agricultura biológica.

A VGT Portugal, instalada em Alpiarça, recebe a visita de 19 de Abril, a qual será dedicada ao «desafio da micorrização e o que é que isto implica», bem como à demonstração dos benefícios da matéria orgânica no caso da produção de hortícolas. Segundo a organização, a VGT Portugal «é uma empresa de produção agrícola em forma sustentada, que garante aos seus clientes a melhor qualidade de produtos existentes no mercado europeu».

A Planíce Verde, que opera a partir de Malaqueijo, acolhe a visita de 23 de Maio, a qual terá como temas a multiplicação de microrganismos benéficos para as suas culturas – como, por exemplo, em bioreactores – e quais os inóculos a seleccionar. Esta empresa é «especializada na produção de alface, melão, meloa e melancia, nos quais é reconhecida nacional e internacionalmente», assinala a organização.

Cada visita tem um «valor simbólico» de 10 euros e quem escolher fazer as três visitas tem a oferta de uma visita, de acordo com a organização da “Grow Field Days”, na qual se pode inscrever aqui. No fim de cada visita tem lugar um almoço, para o qual é necessário efectuar inscrição e pagar o montante de 10 euros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...
IMG_6047
Anipla agora é CropLife Portugal
Decidida a ser, cada vez mais, um reflexo da evolução da indústria, a Anipla...