Secretário de Estado acompanha participação portuguesa na IPM Essen

As quatro empresas portuguesas que participam na edição de 2020 da IPM Essen, na Alemanha, contaram com a visita, ontem, 29 de Janeiro, do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo. Esta é a quarta presença consecutiva de empresas nacionais organizada pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal neste certame internacional dedicado ao sector das flores e plantas e que, este ano, tem lugar de 28 a 31 de Janeiro.

WhatsApp Image 2020-01-29 at 17.26.12

 

Nuno Russo visitou os stands das empresas Viveiros Monterosa, Viplant, Colossus Plants e Bayflor, todas oriundas do sul de Portugal, e depois participou num jantar empresarial com a representação nacional na feira. Na ocasião, foi salientado que as exportações têm acompanhado o crescimento do sector: segundo o Ministério da Agricultura, «a taxa de crescimento médio anual das exportações de dois dígitos, 10%, é muito positiva e corrobora o reconhecimento internacional dos produtos e dos produtores portugueses».

WhatsApp Image 2020-01-29 at 17.23.54

O secretário de Estado realçou que «a produção de plantas e flores é um sector importante e que tem crescido em termos de valor de produção» e que «as vossas empresas são bons exemplos da criação de riqueza e de postos de trabalho». Em 2018, indicou, o sector «atingiu os 600 milhões de euros, correspondente a 7,6% da produção agrícola», valores que «surgem numa dinâmica muito positiva, com uma taxa de crescimento médio anual de 6,3% do valor da produção».

WhatsApp Image 2020-01-29 at 17.38.43

Por outro lado, referiu Nuno Russo, «este sector é também um grande empregador, absorvendo o equivalente a mais de 3.700 unidades de trabalho a tempo inteiro e, muito relevante, quase 80% corresponde a trabalho assalariado, sendo que, deste, a maioria é permanente». Porém, «apesar dos bons números, sabemos que ainda muito pode ser feito em prol de ainda mais crescimento», comentou o secretário de Estado.

WhatsApp Image 2020-01-29 at 19.00.37

 

«Num mercado que é cada vez mais global, são muitas as oportunidades, mas também são muitos os desafios. E a verdade é que Portugal tem condições edafoclimáticas favoráveis que permitem exercer a actividade de forma competitiva, seja ao ar livre ou em estufa, com a alta rentabilidade já demonstrada», defendeu Nuno Russo, acrescentando que é preciso «continuar a levar a marca Portugal além-fronteiras, por todos aqueles que apostam na nossa agricultura e dão mais voz aos nossos produtos, tão únicos e donos de uma qualidade que se destaca e os distingue». A concluir, o Secretário de Estado afirmou ainda que «queremos agarrar essas oportunidades e, assim, superar os desafios. Procuraremos estar presentes, estar próximos. Aliás, digo aqui, perante todos vós: têm, no Ministério da Agricultura, um parceiro, sempre disponível para ouvir, debater e cooperar».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores

Notícias relacionadas

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...