ANP faz balanço do projecto de promoção internacional da pêra Rocha

O projecto “Promoção da pêra Rocha nos mercados externos”, promovido pela Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) entre 2017 e 2019, contemplou um total de 15 iniciativas de promoção abrangendo sete mercados «estratégicos»: Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Brasil, Peru e China. A iniciativa envolveu um investimento total de cerca de 320.000 euros (uma taxa de execução de 72% face ao valor projectado), co-financiado a 85% pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

Este projecto visou «aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade 100% portuguesa e potenciar o sucesso de internacionalização das empresas produtoras», sobretudo nos sete mercados referidos, como foi referido no seminário final, realizado ontem, 30 de Janeiro, no Bombarral. No evento, Domingos Santos, presidente da ANP, indicou que, apesar de demorado, o processo de abertura do mercado da China à exportação deste fruto «está a evoluir muito favoravelmente», tendo Cláudia Sá, da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), afirmado que foi enviado, já em 2020, pelas autoridades chinesas, um pedido adicional de informação à Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), sobre 17 pragas que afectam a cultura.

Uma das acções do projecto de promoção internacional consistiu na degustação, em 2018 e em 2019, de Pêra Rocha do Oeste – ou de produtos à base desta Denominação de Origem Protegida (DOP) – num total de 1.730 voos da TAP com destino aos mercados mencionados e também no lounge da TAP. Em 2018 e em 2019, decorreu igualmente uma campanha de mupis, num total de 700, instalados em locais «estratégicos» de Paris. A ANP também trouxe à região Oeste 18 jornalistas, bloggers e chefs estrangeiros para mostrar «todas as fases de produção deste fruto e o seu potencial gastronómico».

Nos três anos do projecto, a associação participou ainda em nove edições de eventos internacionais: FHC – Food & Hotel China, em Xangai, na China; Fruit Attraction, em Madrid, Espanha; Fruit Logistica, em Berlim, Alemanha; Expoalimentaria Peru, em Lima, no Peru; Green Week, em Berlim; La magie du Noel, em Paris. No âmbito do projecto, foi criada a marca colectiva “Pêra Rocha do Oeste” e uma nova identidade gráfica envolvendo o Sr. Rocha, personagem que homenageia o produtor Pedro António Rocha.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, entre Janeiro e Novembro de 2019 as exportações de pêra, em valor, atingiram os 90 milhões de euros, o que representa uma «recuperação de 16% face a 2018», realça a ANP, referindo ainda que a pêra Rocha «é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados» e que «cerca de 60% da produção nacional» é exportada. Porém, como disse Domingos Santos, o sector vive um momento «complicado», porque «a rentabilidade da pêra Rocha não está numa fase muito positiva». Para o presidente da ANP, «tem que se continuar a investir na pêra Rocha» – «não se pode parar por aqui, tem que ser um trabalho contínuo» – e tem de se «promover a qualidade» desta fruta.

Leia mais informações na edição 205 da Frutas, Legumes e Flores.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores

Notícias relacionadas

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...