Roadshow Smart Farm Virtual leva tecnologia e formação para a agricultura

Depois de em Setembro, no âmbito da edição bianual da Agroglobal, a Anipla ter dado o pontapé de saída para um roadshow a nível nacional, que, através da realização de acções de sensibilização e seminários formativos, pretende dar a conhecer o projecto Smart Farm Virtual, a viagem começou, assinalando a sua primeira passagem pela Universidade de Évora, no dia 11 de Outubro.

Com um seminário dedicado ao tema “Tecnologia e Informação na Agricultura – Smart Farm Virtual”, jovens estudantes e profissionais do sector foram desafiados a fazer parte de uma tarde de partilha, formação e aproximação àquelas que são as melhores práticas para uma agricultura sustentável.

Em debate estiveram temas como a importância da biotecnologia para a adaptação das plantas aos desafios climáticos; a necessidade de tornar acessível a agricultura digital e de precisão, entre muitos outros tópicos para os quais foram indispensáveis os contributos de alguns dos parceiros que compõem o Smart Farm Hub – como a APOSOLO e o InnovPlantProtect – e ainda da ATEVA – Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, convidada da Anipla para o momento mesa-redonda.

A abertura da sessão ficou a cargo de Maria do Rosário Félix, professora associada, em representação da Universidade de Évora, que além de dar as boas-vindas a todos os participantes, aproveitou o momento para reforçar que os actuais e grandes desafios que a produção agrícola enfrenta, requerem a definição de estratégias que nos permitam adoptar tecnologias e práticas mais modernas, rumo a uma produção mais sustentável.

Para corroborar isso mesmo, a cargo de Pedro Fevereiro, do InnovPlantProtect, ficou a demonstração de algumas das soluções actualmente já existentes (novas formulações, novos biopesticidas e novas técnicas genómicas) e que estão a ser criadas em resposta às necessidades de produção do sector e às condicionantes impostas pelas exigências do Pacto Ecológico Europeu.

Já para Ana Paiva Brandão, representante da APOSOLO, que assumiu a terceira intervenção da sessão, falar de uma agricultura sustentável é falar de Agricultura de Conservação, uma prática agrícola, que promove uma maior infiltração de água no solo, a redução da sua erosão e é potenciadora da biodiversidade.

Concluídas as intervenções de parceiros, foi a vez de João Cardoso, director executiv da Anipla, conduzir a audiência numa viagem pormenorizada pela Smart Farm Virtual.

Momento a que se seguiu a abertura da mesa-redonda, que envolveu os diferentes intervenientes e permitiu cruzar diferentes perspectivas, incidindo fortemente sobre as actuais exigências do Pacto Ecológico Europeu e desafios que representa para o dia a dia dos agricultores. Um tema que continua a preocupar o sector de forma transversal, sobretudo, pela dificuldade que os agricultores têm de fazer face à falta de soluções para protecção de culturas, problemática que acabou por sobressair durante toda a conversa.

Uma oportunidade para a ATEVA partilhar com a audiência o trabalho que leva a cabo, em campo, no âmbito da formação e sensibilização dos viticultores da região para a adopção de sistemas de produção mais sustentáveis.

Temas como as alterações climáticas, o aumento de pragas e doenças, a perda de soluções fitossanitárias, a certificação de biopesticidas versus produtos fitofarmacêuticos e ainda as condicionantes sentidas pelos agricultores na adopção da Agricultura de Conservação preencheram uma hora de conversa entre oradores e audiência.

Concluiu-se que é importante que os agricultores possam socorrer-se de plataformas como a Smart Farm Virtual para aprender e implementar nas suas explorações as melhores práticas para o sector.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...