O Ministério da Agricultura anunciou que, a 6 de Janeiro, a ministra da Agricultura homologou quatro novos projectos de regadio, integrados no Programa Nacional de Regadios (PNRegadios). Segundo o Ministério, com estes projectos «serão beneficiados cerca de 13.000 hectares, aos quais está associado um valor de apoio ao investimento superior a 50 milhões de euros».
Os projectos homologados são os seguintes:
- Aproveitamento Hidroagrícola de Mortágua (Bloco da Macieira), no concelho de Mortágua;
- Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul (Bloco da Marateca), no concelho de Castelo Branco;
- Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça (Ampliação do Bloco Norte), no concelho de Alfândega da Fé;
- Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respectivo bloco de rega (fase 1), que integrará o perímetro de Alqueva.
A propósito deste anúncio, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirma que «o regadio é absolutamente fundamental, pois, além de ser um factor de resiliência face às alterações climáticas, contribui para a valorização dos territórios e da actividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva». A nota do Ministério sublinha ainda que o Programa Nacional de Regadios, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros em Setembro de 2018, «visa a valorização dos territórios e da actividade agrícola».