Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março

“Transformação digital na fruticultura: Desafios e oportunidades” é o tema de um workshop que decorre no dia 29 de Março, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal de Torres Novas. Este evento é organizado no âmbito do projecto europeu InovFarmer.MED, em parceria com a GOFigo e a Câmara Municipal de Torres Novas, e pretende reunir «especialistas e profissionais do sector para debater o papel das tecnologias digitais no futuro da fruticultura».

O programa desta iniciativa inclui palestras sobre a cultura da figueira e sobre a aplicação de tecnologias digitais na fruticultura, com apresentação de estudos de caso e de uso de tecnologias específicas. Também está prevista uma mesa-redonda sobre “O futuro da fruticultura digital: Tendências e inovações”.

A organização deste workshop salienta que participam neste evento «produtores, investigadores, empresas e especialistas em inovação digital aplicada à agricultura» e afirma que «a digitalização no sector agrícola desempenha um papel essencial na modernização das práticas de cultivo, aumentando a eficiência produtiva, reduzindo desperdícios e promovendo uma gestão mais sustentável dos recursos naturais». Também refere que «a adopção de novas tecnologias, como sensores, inteligência artificial e plataformas digitais, permite aos agricultores tomarem decisões mais informadas, melhorando a produtividade e a competitividade do sector».

O projecto InovFarmer.MED faz parte do Programa PRIMA MED, apoiado pela União Europeia, e visa aumentar a capacidade de resistência dos sistemas agroalimentares euro-mediterrânicos, que enfrentam problemas como alterações climáticas, crescimento populacional e escassez de recursos. Neste contexto, o consórcio InovFarmer.MED «desenvolveu uma estratégia de capacitação que aborda as vulnerabilidades dos produtores, em particular dos pequenos agricultores, para estabelecer linhas de resiliência para enfrentar estes desafios», sendo que o projecto «aborda, como estudo de caso, as cadeias de valor de dois produtos agroalimentares tradicionais com elevado potencial económico e significado social para os pequenos agricultores da bacia do Mediterrâneo: o figo (Ficus carica) e a figueira-da-índia (Opuntia ficus-indica).

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição, que pode ser efectuada aqui. Pode consultar em baixo o programa completo do workshop “Transformação digital na fruticultura: Desafios e oportunidades”.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém

Notícias relacionadas

almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...
maçã e pêra
Fitosistema anuncia nova funcionalidade para Obsthormon 24a
A empresa Fitosistema anunciou que foi autorizada para Portugal uma nova finalidade...