Projecto ibérico TransFarmers destaca boas práticas em amendoal

O projecto “TransFarmers – Transforming Farmers’ Communities” arrancou no fim de 2021, tendo como objectivo o «intercâmbio ibérico para coesão e promoção dos territórios do interior, com ênfase em boas práticas na exploração do amendoal», e tentar responder aos desafios suscitados pela «intensificação da cultura do amendoal», a nível das comunidades locais, da alteração das paisagens e da pressão que provoca nos recursos (solos, água e emprego). Realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+, é organizado pelo Food4Sustainability CoLab (F4S CoLab), de Portugal, e pela associação AlVelAl, de Espanha – um projecto multi-stakeholder apoiado pela Aland Foundation, que visa restaurar um milhão de hectares de paisagem de planalto semiárido e que tem apostado na transferência de conhecimentos.

Em Fevereiro, a equipa do F4S CoLab visitou a província de Almeria – «a maior região do mundo de produção de amêndoa biológica», dizem os promotores –, para conhecer o projecto agronómico e comercial da AlVelAl, o que incluiu visitas às quintas “Cortijo El Ciruelo”, “La Junquera” e “El Entredicho”, «consideradas referências ibéricas em boas práticas regenerativas». Já em Abril, a equipa da AlVelAl visitou, nas regiões de Idanha-a-Nova e do Baixo Alentejo, o projecto regenerativo Real Idanha, Lda – Azeite Egitânia, a exploração de Ricardo Couchinho e as explorações de amendoal intensivo e superintensivo da Agro Water Almonds e da Veracruz.

Image Idanha-a-Nova1

Segundo os promotores do TransFarmers, «estas visitas demonstram a existência de projectos com vários graus de sustentabilidade em Portugal e Espanha» e «as práticas identificadas servirão de referência aos interessados». Na manhã de 10 de Maio, entre as 9h30 e as 12h30, o Casino Fundanense, no Fundão, acolhe uma «discussão de acompanhamento» destinada a todos os interessados no TransFarmers. De 26 a 28 de Maio, vai ter lugar em Espanha uma «sessão de intercâmbio», podendo os interessados obter mais informações sobre estes eventos no site do projecto.

Os objectivos do projecto “TransFarmers – Transforming Farmers’ Communities” incluem o desenvolvimento de dois estudos «para avaliar os obstáculos enfrentados pelos agricultores e comunidades rurais com a alteração dos modos de cultivo de amendoal e identificação das melhores práticas de sucesso», referem os promotores, acrescentando que «investir em práticas regenerativas no amendoal pode aumentar o valor dos serviços ecossistémicos em 17-28% em apenas um ano». Também se pretende criar um portefólio de boas práticas, organizar dois workshops, «para criar uma rede de produtores de amendoal e promover sinergias entre todos os interessados (agricultores, empresas, unidades de investigação, municípios), de forma a formar e desenvolver uma “escola da amêndoa”» e realizar um evento final.

IMG_6616a

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...