Programa Operation Pollinator entra no segundo ano em Lisboa

A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou a 5 de Junho, foi assinalada a entrada no segundo ano do Operation Pollinator na capital, programa de promoção da biodiversidade através da instalação de margens multifuncionais a que Lisboa aderiu em 2020. O projecto-piloto foi lançado na Rotunda dos Olivais no ano em que a cidade foi Capital Europeia Verde e «pode futuramente vir a ser alargado a outros espaços da cidade», diz a Syngenta, que desenvolveu o programa.

Segundo a empresa, o prado instalado na Rotunda dos Olivais resulta de uma mistura de sementes – tais como coentros, colza, sanfeno, trevos, ervilhaca ou tremocilha –, desenvolvida pela Syngenta em parceria com universidades e a empresa Fertiprado, e esta combinação foi pensada «para que os prados se mantenham floridos o máximo de tempo possível durante o ano, fornecendo alimento e abrigo aos polinizadores». A Syngenta acrescenta que, «tratando-se de espécies nitrófilas, ou seja, que carregam nutrientes no solo, têm também um efeito benéfico e protegem o solo da erosão».

2

«Esta rotunda foi objecto de uma transformação. Onde anteriormente havia um relvado regado monoespecífico, passámos a ter um prado florido com uma diversidade fantástica de espécies floridas, que contribuem para a atracção e manutenção de insectos polinizadores que têm vindo a perder o seu espaço nos meios urbanos devido à poluição e ao impacto da actividade humana nos seus habitats», afirma o chefe de Divisão de Manutenção e Requalificação da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa. «Estes prados floridos e biodiversos são muito importantes na vida toda da cidade, porque, além de fazerem a polinização, alguns dos insectos são predadores de pragas e também ajudam a controlar muitos dos problemas de alergias que afectam a população», assinala Rui Simão, acrescentando que «esta parceria com a Syngenta é muito interessante e valorosa e queremos mantê-la».

Inicialmente direccionado para promover a biodiversidade em campos agrícolas, o programa Operation Pollinator foi lançado em 2001 no Reino Unido e, de acordo com a Syngenta, já beneficiou mais 8,2 milhões de hectares de terrenos agrícolas em todo o mundo. Esta iniciativa passou a ser implementada também em cidades a partir de 2019, por ocasião do seu décimo aniversário.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...