Presidente da República condecorou entidades e personalidades ligadas à agricultura

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ontem, 26 de Janeiro, à ViniPortugal – Associação Interprofissional do Vinho o título de Membro-Honorário da Ordem Mérito-Empresarial (Classe do Mérito Agrícola). Na cerimónia, que teve lugar no Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República enalteceu o trabalho desenvolvido pela ViniPortugal nos seus 26 anos de vida, «na promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal” além-fronteiras».

Frederico Falcão recebeu a insígnia atribuída à ViniPortugal (foto: ViniPortugal)

A associação considera que a insígnia atribuída «é um sinal inequívoco do apreço e do reconhecimento, ao mais alto nível, do Estado Português, pelo contributo que a ViniPortugal tem prestado aos vinhos nacionais e ao sector vitivinícola». Frederico Falcão, presidente da entidade, que recebeu a insígnia atribuída à ViniPortugal, considerou ser «uma grande honra receber esta distinção». «Há mais de 25 anos que a ViniPortugal trabalha para que o potencial dos vinhos portugueses seja reconhecido nacional e internacionalmente. O esforço não tem sido em vão e os resultados estão à vista, sendo esta condecoração uma prova disso mesmo. Não posso, no entanto, deixar de agradecer, também, aos presidentes que me antecederam na ViniPortugal, a todos os que ao longo destes anos trabalharam na ViniPortugal, aos nossos associados, CVR e restantes entidades ligadas ao sector vitivinícola que têm tido um contributo fundamental naquela que é a nossa missão de enaltecer o valor dos vinhos portugueses. Sem o esforço de todos isto não seria possível. Parabéns!»

Na mesma ocasião, o Presidente da República Sousa condecorou Luís Vasconcellos e Souza como Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Agrícola), que foi presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis) entre 1992 a 2016. Esta associação realça que a condecoração atribuída a Luís Vasconcellos e Souza «reconhece o espírito inovador e visionário que sempre demonstrou ao longo de toda a sua vida» e que, nos 24 anos que liderou a Anpromis, foi «um verdadeiro embaixador» da entidade, «dando um inestimável contributo para o reconhecimento que a Anpromis granjeou, tanto a nível nacional, como internacional».

Luís Vasconcellos e Souza (foto: Anpromis)

Nesta cerimónia, ainda no contexto da agricultura, Joaquim José Mota foi condecorado Comendador da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Agrícola). Pode obter aqui mais informações sobre este evento.

[fotografia de abertura: Presidência da República]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite

Notícias relacionadas

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
No contexto da situação de seca na Europa, Portugal, Espanha, França e Itália...
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
A cidade do Montijo acolhe a edição de 2023 da “Festa da Flor” de 26 a 28 de...
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite
“Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite” é o tema...
FLF 241_publirreportagem ValorFito
Valorfito distingue as melhores práticas no sector agrícola português
Catorze empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição...