Idalino Leão, presidente da Confagri, foi eleito vice-presidente da Cogeca (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas Europeias), órgão que representa as cooperativas agroalimentares, florestais e de pesca europeias junto das instituições da UE e de outras organizações socioeconómicas.
As eleições na Cogeca, decorreram hoje, dia 30 de Novembro, e elegeram para presidente Lennart Nilsson, de origem sueca, que substituirá a 1 de Janeiro de 2024 Ramon Armengol das Cooperativas Agroalimentarias de Espanha.
Portugal, com Idalino Leão nesta nova liderança, faz parte de uma equipa que inclui Itália, França, Polónia, Roménia e Dinamarca.
«Esta vice-presidência reveste-se de uma enorme importância para Portugal e suas cooperativas, em especial num momento em que teremos como pano de fundo, em 2024, um novo elenco nas instituições europeias resultado das eleições europeias em Junho e com reflexo na Comissão Europeia, bem como no Parlamento Europeu que irão trabalhar sobre um conjunto de novas politicas agrícolas e ambientais decisivas para a produção em Países como o nosso», refere a Confagri.
Segundo Idalino Leão, é «imperativo voltar a assumir a produção agrícola como estratégica, contribuindo para a sustentabilidade económica, social e ambiental dos territórios, reconhecendo o papel dos agricultores e das cooperativas como fundamental para a coesão dos territórios».