Portugal Fresh: Exportações de frutas, legumes e flores aceleram 10%

As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses do ano, alcançando os 1.653 milhões de euros. 

De acordo com os dados do INE, compilados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – os produtos hortícolas registaram o maior aumento, com as vendas internacionais a subirem 32% face ao mesmo período de 2022, para 372 milhões de euros.

As exportações de fruta (a categoria de produto mais vendida nos mercados internacionais) somaram perto de 695 milhões de euros, um crescimento de 1%. Já em volume, as exportações de frutas, legumes e flores diminuíram 8,9% para 1.269 milhões de quilos. Excepção para os hortícolas, que aumentaram as quantidades comercializadas para o estrangeiro em 15,6%.

A Portugal Fresh estima que as exportações de frutas, legumes e flores atinjam os 2.200 milhões de euros em 2023.

«As exportações entre Janeiro e Setembro refletem mais de uma década de investimento em promoção internacional, em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Mas para manter o bom ritmo de exportação, é preciso estratégia política de investimento em reformas estruturais. Reforçamos a necessidade urgente de apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água. Sem esta prioridade, dificilmente conseguimos superar metas e ganhar maior competitividade», comenta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

A associação tem em curso um Projecto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e acções de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector.

Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projecto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objectivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

Já no início de Outubro, a associação esteve em Madrid a participar na Fruit Attraction e levou a maior delegação de sempre a este evento. As 50 empresas, associações e parceiros que participaram no stand da Portugal Fresh demonstraram o dinamismo, inovação e boas práticas dos produtores de frutas, legumes e flores.

Em 2024 arrancam as missões empresariais e acções de prospeção, que têm como foco os mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (neste caso, em 2025).

A Portugal Fresh irá também marcar presença na Fruit Logistica (2024 e 2025) e na IPM Essen (2024 e 2025), ambas na Alemanha, feiras que funcionam como plataforma de negociação com os 136 países para onde são exportados os produtos portugueses. 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...