Portugal Foods lança guias para promover transição digital e ambiental das empresas agroalimentares

A PortugalFoods acaba de disponibilizar três guias informativos dedicados a três grandes desafios que se impõem à economia nacional, e ao sector agroalimentar em particular: Indústria 4.0, Economia Circular e Economia Digital. Estes documentos explicam, passo a passo, como as empresas agroalimentares podem adoptar modelos de negócio que apostam na integração de novas tecnologias e de práticas de sustentabilidade com vista à melhoria da produtividade e da competitividade.

Tecnologias como Realidade Aumentada, Internet of Things Industrial, Simulação 3D e Big Data e Analytics, entre muitas outras, estão a impor-se no quotidiano das empresas e transformar os seus modelos de gestão. A integração destas práticas inovadoras possibilita a optimização inteligente dos processos, com base em informação em tempo real, pelo que permite às empresas adaptarem-se e responderem aos cada vez mais exigentes desafios do mercado e dos seus consumidores. Maior segurança alimentar, incremento da certificação da qualidade, melhor capacidade de gestão da cadeia de fornecedores, mais agilidade e mais transparência são algumas das vantagens e oportunidades que estas tecnologias oferecem às empresas do sector.

Perante a acelerada digitalização da economia, os operadores agroalimentares estão a criar cadeias de valor híbridas, nalguns casos puramente digitais, num processo que está a alterar radicalmente a forma como as empresas concebem, fabricam e distribuem os seus produtos e serviços.

Simultaneamente, num mundo cada vez mais consciente das limitações dos seus recursos, a adopção de práticas de sustentabilidade está também a assumir-se como essencial para a competitividade futura deste sector. Com o foco nos ganhos de eficiência e no incremento da qualidade dos produtos, tendo por base um paradigma de protecção do ambiente e combate às alterações climatéricas, as empresas agroalimentares nacionais estão a assumir a Economia Circular como o nervo central da sua estratégia de negócio. De acordo com um inquérito realizado pela PortugalFoods, 69% das empresas agroalimentares nacionais entrevistadas referem ter investido em processos de Economia Circular em 2019: eco-eficiência, eficiência energética, eco-inovação e valorização de subprodutos e resíduos são alguns dos mais importantes factores-chave para o negócio, apontam.

Os guias informativos agora publicados, foram elaborados no âmbito do PortugalFoods_Qualifica, que tem como objectivo sensibilizar e dinamizar o tecido empresarial do sector agroalimentar nacional para os desafios do futuro, através da partilha de conhecimento e divulgação de tendências e boas práticas em temas relacionados com Inovação Tecnológica, a Indústria 4.0, a Economia Circular, a Economia Digital e a Literacia Financeira. Ao identificar os factores críticos de competitividade, este projecto tem por missão o reforço da competitividade empresarial do sector agroindustrial a partir do incremento do índice tecnológico com recurso à produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação. O projecto PortugalFoods_Qualifica é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para aceder aos guias informativos e a outros relatórios deste projecto, por favor, aceda a este link.

 

 

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
supermercado-mercadona
Mercadona registou em 2024 lucro pela primeira vez em Portugal
3a
Agro 2025 de 3 a 6 de Abril em Braga

Notícias relacionadas

Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
“Transformação digital na fruticultura: Desafios e oportunidades” é o tema de...
supermercado-mercadona
Mercadona registou em 2024 lucro pela primeira vez em Portugal
A cadeia de supermercados Mercadona, que opera em Espanha e em Portugal, anunciou...
3a
Agro 2025 de 3 a 6 de Abril em Braga
O Fórum Braga vai acolher, de 3 a 6 de Abril, a 57.ª edição da Agro – Feira...
2
Agripro lança bioestimulante natural Spurt
A Agripro, empresa do Grupo Agris, anunciou o lançamento no mercado nacional,...