Em 2022, as exportações de vinhos portugueses atingiram o valor de 941 milhões de euros (M€). Segundo a ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, este valor representa um incremento de 1,52% em comparação com o período homólogo e constitui «um valor recorde» de exportações.
Quanto a mercados de destino, a entidade sublinha que «o valor total das exportações está actualmente dividido de forma bastante aproximada» entre os países terceiros (que totalizaram 499 M€) e os países da União Europeia (que perfizeram 427 M€). No top três de mercados de exportação, França mantém a liderança (com 111 M€ e um aumento de 3,2% face a 2021), seguida por Estados Unidos da América (105 M€) e Reino Unido (83 M€).
A ViniPortugal assinala ainda que uma das maiores subidas no valor de exportações foi registada no mercado angolano (com um crescimento de 103,6%), seguindo-se as do México (+74,6%) e do Japão (+24,5%). «Tal como estimámos no início, as nossas exportações voltaram a atingir o recorde, chegando aos 941 milhões de euros. Por isso, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, tendo em consideração que foi o ano em que se deu início a uma guerra, que ainda continua, e que nos trouxe fragilidades económicas e até de acesso aos mercados. Mas, como sempre, este é um sector que nunca baixa os braços e os objectivos para 2023 mantêm-se ambiciosos: queremos chegar aos mil milhões de euros, assentando este crescimento no aumento do preço médio. É para isso que estamos a trabalhar, quer na promoção nos mercados tradicionais como na abertura de novos mercados, onde o potencial de crescimento é grande», indica Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.