Decorre a 30 de Janeiro, entre as 9h00 e as 13h00, no Auditório da Porto Business School, a primeira edição do Vinhos Verdes Insights, promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), em parceria com o Innovation X Hub da Porto Business School. Este evento visa «apoiar a competitividade e impulsionar a inovação no sector vitivinícola através da cooperação entre produtores dos Vinhos Verdes, Academia e Centros de Inovação» e pretende ser «um encontro estratégico que reúne produtores, empresas tecnológicas e a academia para discutir caminhos inovadores e sustentáveis para o sector vitivinícola».
Segundo a organização, a iniciativa «pretende ser um espaço de partilha de conhecimento, debate interdisciplinar e criação de soluções para os desafios e oportunidades que moldarão o futuro da região dos Vinhos Verdes», no sentido de «explorar novas colaborações e impulsionar o sector com iniciativas estratégicas e inovadoras». Durante a primeira edição do Vinhos Verdes Insights, serão apresentados os resultados do inquérito aplicado ao sector sobre prioridades e necessidades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) na Região dos Vinhos Verdes.
No evento, António Cunha (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), Bento Amaral (HumanWinety), Cláudia Pascoal (Universidade do Minho) e Ruth Pereira (Green UPorto) vão discutir a Agenda I&D+I e promover um fórum multissectorial e interdisciplinar para a discussão dos desafios actuais e futuros da região. Rui Falcão (Esporão) irá moderar uma mesa redonda com Beatriz Machado (Niepoort), João Santos (CITAB-UTAD), Herlander Azevedo (CI-BIO) e Rui Couto Viana (Porto Business School), para «analisar as oportunidades de colaboração academia-indústria e fomentar parcerias estratégicas».
«Necessitamos de conseguir uma colaboração cada vez mais sólida, célere e coordenada com a Academia e com os Centros de Inovação. O facto de primeiro termos identificado e priorizado as necessidades do sector ajuda todos os stakeholders, incluindo a CVR dos Vinhos Verdes, a participar neste processo colaborativo e multidisciplinar de uma forma mais objectiva. Esperamos assim obter melhores soluções para as transformações que temos de encontrar no sentido de elevar a competitividade dos vinhos da nossa região», diz Dora Simões, presidente da CVRVV. «O futuro do sector vitivinícola não se escreve com as fórmulas do passado. Sustentabilidade, novas tecnologias e biodiversidade não são apenas tendências – são imperativos estratégicos. Na Porto Business School, acreditamos que a inovação acontece quando cruzamos o saber científico com a visão empreendedora, quando desafiamos a tradição com soluções disruptivas. O Vinhos Verdes Insights é mais do que um encontro – é um catalisador para transformar o agro-negócio, levando a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes a reinventar-se e a afirmar-se num mercado global em constante mutação», assinala José Esteves, Dean da Porto Business School.
Pode consultar na imagem em baixo o programa da primeira edição do Vinhos Verdes Insights. Pode obter mais informações sobre este evento aqui.
