O Pavilhão 6 da Exponor – Feira Internacional do Porto, em Matosinhos, vai acolher nos dias 9 e 10 de Abril, das 10h00 às 19h00, a nona edição do evento conjunto Empack e Logistics & Automation Porto. Esta iniciativa combina dois eventos num único espaço e incide sobre os segmentos da embalagem, da intralogística, da logística e do transporte, com mostra de materiais, produtos, equipamento, tecnologia e serviços.
A Easyfaris Iberia, entidade organizadora, refere que vão participar como expositores mais de 70 players nacionais representativos da fileira, que vão estar em foco o estado da arte e as grandes tendências nas vertentes da embalagem, da logística e da automação, que esta iniciativa «pretende espelhar o crescimento e as mudanças em curso na cadeia da actividade» e que irá constituir «uma plataforma industrial potenciadora de inovação, negócios e muito networking». A organização da Empack e Logistics & Automation Porto indica também que «embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas com cada vez mais materiais ecológicos –, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no sector», e que o certame «dá expressão a uma actividade de importância nuclear em toda a cadeia de consumo».

Segundo a Easyfaris Iberia, dados da Comissão Europeia indicam que «cada cidadão português terá sido responsável pelo consumo de mais de 177 kg de embalagens (papel, cartão, plástico, vidro, madeira, metal e outros materiais) ao passo que cada residente na União Europeia (UE) terá estado na origem produtiva de pelo menos 189 kg de packaging (números fechados de 2021), o que significa crescimentos superiores a 20% em 10 anos». Por sua vez, «a rede industrial e logística propriamente dita terá crescido em Portugal cerca de 31%, em termos de área, de acordo com estimativas sectoriais recentes».
A organização da Empack e Logistics & Automation Porto diz que «pretende espelhar na Exponor o crescimento desta atividade económica», pelo aumento do número de expositores – «mais de 70 na última edição, número que a presente edição já praticamente alcançou» – e do índice de visitação – «foram mais de 3.000 os decisores e profissionais (líderes da indústria, CEO, directores de logística e embalagem, e também gestores) a visitar o certame de 2024». As inscrições ainda estão a decorrer, sendo apontadas as seguintes empresas como algumas das novas expositoras: Torsa, Euskopack, TGW, Rajá, FDI Quality, Ribawood, Anflor, Store & Go, NC Solutions, Panelchock, Signode, Craemer e Forankra.

O certame vai contar com pequenas visitas guiadas (designadas “Innovation Tours” e delineadas pela organização «para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores») e com um conjunto de debates e conferências (em dois espaços, com especialistas e players sectoriais, para partilha de conhecimento, experiências e casos de estudo). A organização da Empack e Logistics & Automation Porto salienta ainda que esta iniciativa faz parte da série Packaging Portfolio by Easyfairs, «a rede de eventos europeia dedicada a impulsionar os negócios e a inovação na indústria da embalagem», pelo que reúne «os líderes do mercado de toda a cadeia de valor, desde proprietários de marcas e designers a fornecedores de embalagens e tecnologia, com o intuito de descobrir novas possibilidades, inspirar, moldar e dar outra forma ao sector».
«Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Factores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do sector e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento», afirma Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia, a propósito desta iniciativa. «Não se percebe porque é, muitas vezes, um trabalho de bastidores, mas os operadores logísticos portugueses têm nos últimos anos investido muitos recursos em planeamento, infraestruturas, tecnologia, automação e digitalização, para estarem em par com a concorrência internacional e acompanharem as oportunidades que se colocam, por exemplo, no mercado ibérico», assinala.