Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), lançou a 18 de Maio a edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa no território nacional. Estas campanhas são realizadas desde 2018, com periodicidade anual, coincidindo com o período de colheita da batata nova.

A campanha de 2023 foi lançada em Salvaterra de Magos, durante o “Open Day da Batata by Pelarigo”, evento organizado pela empresa de factores de produção Pelarigo, em conjunto com a Sociedade Agrícola Herdade das Malhadinhas, a Porbatata, o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Esta iniciativa tem como protagonista a marca colectiva da batata, Miss Tata, e vai decorrer sob o mote «a lógica da batata»: “A lógica da batata é consumir nacional” e “Consumir nacional, saudável, sustentável e económico é a lógica da batata”.

Esta iniciativa vai ter lugar de Maio a Setembro, em formato online, através do microsite da Miss Tata e das redes sociais. A campanha também se realiza, no mesmo período, nos pontos de venda das empresas de grande distribuição que aderirem à campanha, tendo sido concebidos materiais gráficos de promoção para esse fim.

De acordo com a Porbatata, esta iniciativa visa «sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo». «Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa? Se a nossa batata é nutritiva e não engorda, porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento, porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? As respostas são simples: consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata», indica a associação.

Para o presidente da Direcção da Porbatata, «a batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional». «Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental. É preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil. Com esta campanha, convidamos todos a discutir a Lógica da Batata!», comenta Sérgio Ferreira.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...