Dia 1 de Junho, a partir das 12h00, tem lugar o lançamento da Campanha Nacional de Promoção da Batata Portuguesa. Esta campanha resulta de uma parceria entre a Porbatata – Associação da Batata de Portugal, a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura.
A Porbatata destaca que esta campanha marca a primeira vez em que a batata portuguesa chega aos consumidores com o selo Miss Tata, a marca colectiva criada pela associação para promoção e comercialização da batata nacional. «Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o País, os produtores e embaladores associados da Porbatata vão usar nas suas embalagens a marca Miss Tata, ajudando assim os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto.»
Um comunicado da associação realça que «a Porbatata e os seus associados conseguiram criar uma imagem unânime e visível nas embalagens à venda no retalho nacional, incluindo hiper e supermercados aderentes da campanha nacional». No âmbito da campanha, «a Miss Tata será também promovida em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda».
Segundo a Porbatata, a campanha deverá prolongar-se até meados de Setembro. O evento de apresentação contará com intervenções de Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata, de Mónica Ventosa, directora geral adjunta da APED, de Luís Caixinhas, Patent Engineer, e de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
O evento decorrerá na Wine Tasting Room |Wines of Portugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa. A Porbatata indica que, dadas as circunstâncias actuais e as restrições pelo número de pessoas presentes, a apresentação será transmitida online em directo, aqui.