Plataforma do Clube de Produtores Continente visa combater desperdício alimentar

“Feira do Desperdício” é o nome da plataforma criada pelo Clube de Produtores Continente (CPC) para «combater o desperdício alimentar na produção» e que é de utilização exclusiva dos membros e parceiros do CPC. Segundo a entidade, a “Feira do Desperdício” tem o mote “Nada se perde, tudo se transforma” e «a missão de facilitar parcerias entre os produtores, a indústria, o retalho e a investigação, criando, assim, a possibilidade de dar uma segunda vida aos excedentes gerados pela produção de alimentos».

O CPC defende que, «ao juntar a oferta e a procura num único local», esta plataforma «põe em contacto potenciais interessados e impulsiona a inovação de produtos e processos», sendo lançada no âmbito da sua “Declaração para a Sustentabilidade”. «Com a Feira do Desperdício, o Clube de Produtores Continente pretende promover a economia circular e reduzir o desperdício alimentar na produção, tal como definido na nossa “Declaração para a Sustentabilidade”, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas. A Feira do Desperdício facilita a troca de informação entre fornecedores e tem como grande missão gerar valor para todos os intervenientes», diz Ondina Afonso, presidente do CPC.

A entidade sublinha que a “Declaração para a Sustentabilidade” «conta actualmente com 267 membros, está alinhada com o 12.º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas] (produção e consumo sustentáveis), com a estratégia europeia “Do prado ao prato” (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente), e com o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050». O CPC refere ainda que «o 10.º princípio desta Declaração visa a “promoção de uma economia circular segura, pela redução do desperdício ao nível das explorações agrícolas, agropecuárias, pescas, aquicultura e transformação agroalimentar pela valorização de subprodutos (sempre que aplicável) em novos produtos, respeitando os princípios da qualidade e segurança alimentar”» e que «todos os princípios da Declaração para a Sustentabilidade do CPC têm data de implementação definida até 2024», acrescentando que «a Feira do Desperdício vai contribuir para alcançar estes objectivos, porque “nada se perde, tudo se transforma”».

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1c
Orçamento propõe aumento de 1,9% na despesa total consolidada para Agricultura e Alimentação
image003
Batata Princesa Amandine lança nova variedade de Batatas Cozidas a Vapor com Ervas Provençais
unnamed (18)
AESE apresenta livro sobre "Criar (mais) valor na Vinha e no Vinho"

Notícias relacionadas

1c
Orçamento propõe aumento de 1,9% na despesa total consolidada para Agricultura e Alimentação
Na proposta de Orçamento do Estado para 2024, que o XXIII Governo Constitucional...
image003
Batata Princesa Amandine lança nova variedade de Batatas Cozidas a Vapor com Ervas Provençais
A Batata Princesa Amandine apresenta a sua mais recente novidade as “Batatas...
unnamed (18)
AESE apresenta livro sobre "Criar (mais) valor na Vinha e no Vinho"
A AESE Business School apresenta o livro “Criar (mais) valor na vinha e no vinho:...
IMG_5068-1024x768
Dia da DGAV celebrado a 2 de Outubro
A 2 de Outubro, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) realizou...