Operation Pollinator: Exposição de fotografia em Lisboa sobre polinizadores

No dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, será inaugurada na Estufa Fria, em Lisboa, a exposição de fotografia “Lisboa, refúgio de polinizadores”. A exposição vai estar patente até ao dia 5 de Julho próximo.

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa Syngenta, no âmbito do programa internacional “Operation Pollinator”, de protecção de polinizadores e estímulo da biodiversidade na agricultura. Em Lisboa, tem funcionado desde 2020 um projecto-piloto no Jardim/Rotunda Eduardo Prado Coelho, nos Olivais, onde foi semeada uma mistura de sementes “Operation Pollinator” – trevos, ervilhaca, tremocilha, coentros, colza, entre outras espécies –, para criar margens multifuncionais, e, de acordo com a Syngenta, «outros espaços verdes da cidade estão a ser preparados» para instalações similares no futuro.

As fotografias expostas retratam várias espécies de polinizadores encontradas em campos agrícolas de Portugal e Espanha onde foram instaladas margens multifuncionais e foram captadas por entomólogos e outros especialistas que participam na validação científica do “Operation Pollinator”. Segundo a Syngenta, o programa “Operation Pollinator” «já beneficiou mais 8,2 milhões de hectares de campos agrícolas em todo o mundo» e esta exposição em Lisboa «convida a descobrir o fascinante mundo dos polinizadores e pretende sensibilizar os visitantes para o papel vital destes seres vivos na alimentação e na biodiversidade do planeta».

A empresa sublinha que, «na agricultura, mais de 75% das principais espécies de plantas necessita da polinização por insectos e outros animais, para produzir frutos em quantidade e de qualidade», e que «sem eles a nossa alimentação seria bem menos rica e diversificada». Refere ainda que, «nos ecossistemas selvagens, os polinizadores são verdadeiros guardiões da diversidade genética das plantas, e, no meio urbano, ajudam a manter os espaços verdes floridos, a controlar as pragas e a minimizar as alergias».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ADP Fertilizantes
ADP Fertilizantes: Profertil e produtos Neoforce obtêm certificação Zerya
1
Fruit Attraction 2023: Asfertglobal apresenta o seu inovador Centro Biotecnológico
387781953_1049006269754759_2720958520442270631_n
Magos IS: Gestão inteligente de vários equipamentos dos sistemas de rega com o programador solar Atlas

Notícias relacionadas

ADP Fertilizantes
ADP Fertilizantes: Profertil e produtos Neoforce obtêm certificação Zerya
A ADP Fertilizantes anunciou que obteve o parecer Zerya «em todos os produtos...
1
Fruit Attraction 2023: Asfertglobal apresenta o seu inovador Centro Biotecnológico
A Asfertglobal, multinacional portuguesa dedicada ao desenvolvimento e comercialização...
387781953_1049006269754759_2720958520442270631_n
Magos IS: Gestão inteligente de vários equipamentos dos sistemas de rega com o programador solar Atlas
O programador de rega Atlas, alimentado a energia solar, e a plataforma online...
IMG_3230
Reprogramação anual do PEPAC Portugal
A segunda reunião do Comité de Acompanhamento Nacional do Plano Estratégico...