Operation Pollinator: Exposição de fotografia em Lisboa sobre polinizadores

No dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, será inaugurada na Estufa Fria, em Lisboa, a exposição de fotografia “Lisboa, refúgio de polinizadores”. A exposição vai estar patente até ao dia 5 de Julho próximo.

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa Syngenta, no âmbito do programa internacional “Operation Pollinator”, de protecção de polinizadores e estímulo da biodiversidade na agricultura. Em Lisboa, tem funcionado desde 2020 um projecto-piloto no Jardim/Rotunda Eduardo Prado Coelho, nos Olivais, onde foi semeada uma mistura de sementes “Operation Pollinator” – trevos, ervilhaca, tremocilha, coentros, colza, entre outras espécies –, para criar margens multifuncionais, e, de acordo com a Syngenta, «outros espaços verdes da cidade estão a ser preparados» para instalações similares no futuro.

As fotografias expostas retratam várias espécies de polinizadores encontradas em campos agrícolas de Portugal e Espanha onde foram instaladas margens multifuncionais e foram captadas por entomólogos e outros especialistas que participam na validação científica do “Operation Pollinator”. Segundo a Syngenta, o programa “Operation Pollinator” «já beneficiou mais 8,2 milhões de hectares de campos agrícolas em todo o mundo» e esta exposição em Lisboa «convida a descobrir o fascinante mundo dos polinizadores e pretende sensibilizar os visitantes para o papel vital destes seres vivos na alimentação e na biodiversidade do planeta».

A empresa sublinha que, «na agricultura, mais de 75% das principais espécies de plantas necessita da polinização por insectos e outros animais, para produzir frutos em quantidade e de qualidade», e que «sem eles a nossa alimentação seria bem menos rica e diversificada». Refere ainda que, «nos ecossistemas selvagens, os polinizadores são verdadeiros guardiões da diversidade genética das plantas, e, no meio urbano, ajudam a manter os espaços verdes floridos, a controlar as pragas e a minimizar as alergias».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...