João Cardoso assume o cargo de director executivo da Anipla

A partir de 1 de Julho, João Cardoso assume o cargo de director executivo da Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla). Segundo a Anipla, esta decisão, tomada em Assembleia Geral, resulta da decisão de António Lopes Dias de se «dedicar em exclusivo» à Direcção Geral do Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura e da Sigeru – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, entidade gestora do Valorfito, «depois de oito anos a repartir o seu tempo e atenção entre ambas as entidades».

A Anipla realça que João Cardoso terá a responsabilidade de «manter o ambicioso plano de acções e iniciativas que a associação tem vindo a desenvolver nos últimos meses». O novo director executivo da Anipla afirma que «este é um momento extremamente estimulante para agarrar o desafio de conduzir a actividade da Anipla, tendo em conta os grandes desafios, mas igualmente enormes oportunidades, que o sector agrícola tem pela frente», acrescentando que «será um enorme prazer trabalhar em conjunto com tantos associados e parceiros que todos os dias dedicam a sua vida em prol de um sector pelo qual sou apaixonado, a agricultura».

«Este é um movimento que demonstra bem a dinâmica e exigência que o sector agrícola impõe e merece, na medida em que, para continuarmos a atingir bons resultados, é necessário ainda maior foco e grande capacidade de dedicação», diz Felisbela Torres de Campos, presidente da Direcção da Anipla. «Depois de oito anos a contribuir para um sólido e efectivo crescimento da notoriedade da Anipla, desenvolvendo e implementando iniciativas que permitissem à associação criar condições para se tornar num interlocutor inquestionável em todos os temas do sector agrícola, a dedicação em exclusivo do António Lopes Dias à Sigeru deixa-nos, por um lado extremamente gratos por tudo o que deixa na Anipla, e, por outro, muito confiantes quanto ao trajecto futuro do Valorfito, num momento em que, em breve, vai alargar o seu âmbito na gestão de resíduos provenientes da agricultura, nomeadamente com a integração de embalagens de fertilizantes, o que vai, portanto, requerer muita energia e atenção.»

O recém-nomeado director executivo da Anipla tem 34 anos, é licenciado em engenharia do ambiente e tem um mestrado na mesma vertente. Foi bolseiro de investigação entre 2014 e 2016 e a partir de 2016 tornou-se gestor de projectos na Anipla – «com destaque para a coordenação dos projetos Smart Farm, Topps water protection e Cultivar a segurança, todos eles focados na sensibilização dos utilizadores de produtos fitofarmacêuticos no âmbito da Directiva do uso sustentável, bem como das melhores práticas preconizadas pela indústria», explica a Anipla.

João Cardoso colaborou na Comissão de Agricultura Sustentável da Anipla e participou na elaboração do Código de Conduta na Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos e na revisão do Código de Conduta nos Circuitos de Comercialização e Distribuição de Produtos Fitofarmacêuticos. Também colaborou com o Valorfito na coordenação dos projectos de investigação e desenvolvimento e nas acções de sensibilização promovidas pelo sistema.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...