NEC e Kagome introduzem melhorias na plataforma CropScope

A NEC Corporation anunciou a introdução de melhorias, com acrescento de novas funções, na sua plataforma para a agricultura, a CropScope, destinada à cultura do tomate de indústria e que tem vindo a operar em conjunto com a Kagome Co, Ltd. desde Abril de 2020. Segundo a empresa, em consequência das melhorias, «já foram atingidas produções estáveis, através da verificação de resultados obtidos numa variedade de ambientes», e, em resultado disto, «a NEC espera expandir o número de novos contratos para a plataforma e contribuir para a realização de uma agricultura mais sustentável através da resolução de questões agrícolas difíceis», sublinhando ainda que, «no futuro, as duas empresas visam acelerar o crescimento deste negócio, reforçando as propostas para os fabricantes de tomate processado, particularmente na Europa e nas Américas, e para as empresas de produção de tomate».

A empresa refere que o CropScope combina dois serviços: «utiliza sensores e fotografias de satélite para visualizar o estado de crescimento do tomate e o estado dos solos»; «fornece aconselhamento agrícola utilizando inteligência artificial (IA)». A NEC aponta o «reforço da versatilidade dos serviços de IA para aconselhamento agrícola» como uma das principais melhorias introduzidas no CropScope na renovação concretizada em Abril último. «Em 2020, a NEC e a Kagome realizaram testes de demonstração do CropScope em colaboração com uma filial da Kagome sediada na Austrália, a Kagome Australia Pty Ltd. Uma vez que os requisitos de cultivo para a Austrália diferiam dos mercados onde o CropScope tinha sido aplicado anteriormente, como Portugal, a plataforma ganhou importantes conhecimentos sobre solos, variedades de culturas e instalações de irrigação, incluindo simulações sobre o conteúdo de água nos solos para o sistema de irrigação subjacente, registo de dados de cultivadores treinados e uma melhoria dos métodos analíticos. Isto permitiu à plataforma fornecer, numa variedade de ambientes, a mesma capacidade de colheita que cultivadores treinados, desde o Hemisfério Norte até ao Hemisfério Sul», diz a empresa.

«Melhorar a conveniência das aplicações com base no feedback do utilizador» é outra das principais melhorias introduzidas. «Com base no feedback de utilizadores do CropScope em grande escala, de todo o mundo, a NEC melhorou a usabilidade das aplicações ao incluir a capacidade de identificar anomalias do campo, tais como alterações no solo e na quantidade de água, a possibilidade de definir prioridades agrícolas para campos individuais, expressando dados de forma simples, e a capacidade de analisar dados acumulados entre campos a fim de melhorar os métodos agrícolas», refere a empresa.

A NEC explica que «a inteligência artificial tira partido da riqueza de conhecimentos de cultivadores experientes, fornecendo indicações sobre a quantidade ideal de água, fertilizante e o melhor momento para a sua aplicação» e que a plataforma CropScope «permite aos produtores de tomate, independentemente do seu nível de perícia, estabilizar as suas colheitas e reduzir os custos de cultivo, ao mesmo tempo que implementam uma agricultura amiga do ambiente». A empresa acrescenta que «a acumulação na plataforma dos conhecimentos agrícolas de trabalhadores experientes permite a transmissão de knowhow e a replicação da produção agrícola bem-sucedida efectuada por cultivadores experientes, expandindo assim as áreas de produção e fornecendo apoio à formação de novos agricultores», a que acresce que «os operadores e gestores de instalações de processamento de tomate podem compreender, de forma abrangente, o crescimento do tomate, tanto nos seus próprios solos, como nos solos dos agricultores contratados, possibilitando a optimização da colheita e a melhoria da produtividade, com base em dados objectivos».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...