Ministra da Agricultura destaca em Berlim compromisso com a sustentabilidade

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, participou em dois eventos em Berlim, na Alemanha, nos dias 17 e 18 de Janeiro. No primeiro dia esteve presente na 85.ª edição da “Semana Verde Internacional de Berlim”, onde visitou as nove empresas portuguesas que participam, com o apoio da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Inovcluster.

WhatsApp Image 2020-01-17 at 14.00.04(2)

Na ocasião, salientando que os agricultores portugueses estão «preparados e motivados» para a transição para práticas mais sustentáveis, a ministra referiu que todos temos consciência de que, «para garantirmos a nossa existência, temos de fazer diferente e a agricultura é um contribuinte líquido para fazermos face a este modelo de transição». Maria do Céu Albuquerque afirmou também que «temos, cada vez mais, de transitar para meios de produção biológica, orgânica, mais consciente da utilização eficiente dos recursos, como é o caso da água, respeitando o solo» e que se pretende fazer uma transição onde os agricultores «não percam competitividade, onde possam alavancar a sua atividade económica, mas com respeito cada vez maior pelo ambiente e por boas práticas para servir as pessoas». Defendeu ainda que «esta mudança é possível, até porque o consumo também está a mudar, o consumidor está mais atento, e a Comissão Europeia apresentou o ‘Green Deal’, o pacto ambiental, e vai apresentar a sua declinação para a agricultura, [em que], claramente, quer corresponder a este modelo de transição para uma agricultura cada vez mais preparada para mitigar as alterações climáticas e garantir o futuro».

2_copyright GFFA_photohek.de1

No dia seguinte, a ministra participou no “XII Fórum Global para a Alimentação e Agricultura”, onde, sob o mote “Alimentos para todos! Comércio internacional para uma alimentação sustentável e segura”, 71 ministros da Agricultura «estiveram a debater as linhas estratégicas de um futuro modelo agrícola», explica um comunicado do Ministério. Num comunicado conjunto, os participantes do evento sustentam que «as políticas comerciais devem fazer parte de uma estratégia maior, assente num modelo de comércio seguro, mas também sustentável, mais equitativo, com produção de alimentos de maior qualidade, e baseado em regras mais justas e transparentes».

Maria do Céu Albuquerque disse, durante este evento, que é preciso «responder aos desafios inerentes ao desenvolvimento de uma agricultura ainda mais sustentável, ainda mais competitiva e ainda mais inovadora». Assim, «é preciso dar continuidade à missão deste sector e reforçar o papel da agricultura em Portugal, nomeadamente na garantia da produção de alimentos com qualidade e elevados padrões de segurança, respeitando o ambiente e o bem-estar animal».

[fotografia de grupo: GFFA/photohek.de]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores

Notícias relacionadas

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...