Mercadona investe 18 milhões de euros na digitalização dos seus processos financeiros

A Mercadona avança com a transformação digital e investe mais de 18 milhões de euros na digitalização dos seus processos financeiros. A empresa migra estes processos para o sistema SAP S/4HANA y SAP Fiori, com o objectivo de os optimizar homogeneizando as aplicações e um grande volume de informação tornando-a mais acessível através da cloud.

Esta melhoria afecta mais de 200 trabalhadores da empresa, os quais já receberam mais de 5.000 horas de formação e que podem aceder à informação de forma ágil e eficaz, e iniciou-se nos finais de 2019 em colaboração com a Sothis como principal fornecedor.

Diego Solá, director de aplicações financeiras da Mercadona, explica que se optimizou todo o ciclo financeiro da empresa, assim como «as vendas em loja, os pagamentos aos fornecedores ou a gestão da tesouraria, contando assim com um sistema unificado que permite uma maior capacidade de partilha de informação, a melhoria na qualidade dos dados em tempo real e a escalabilidade dos sistemas da empresa».

Maria Jesús Iserte, directora de processos financeiros da Mercadona, destaca que esta implementação ajudará a melhorar «a gestão financeira da empresa e, com isso, reforçar a qualidade do serviço prestado aos nossos “Chefes” (como internamente a empresa designa os seus clientes), partindo de um maior controlo e optimização dos processos financeiros».

Raúl Martínez, CEO de Sothis, destaca que «foi muito importante para a nossa empresa colaborar com um líder da economia digital e da optimização de processos financeiros como a SAP. E, especialmente, fazê-lo no âmbito de um projecto tão importante para a Mercadona, que, graças ao trabalho realizado conjuntamente, conseguiu melhorar a gestão da sua informação financeira e dos seus processos, aproveitando o potencial da cloud, é muito importante para a nossa empresa». A Mercadona, quer também destacar o grande trabalho realizado por outros fornecedores, como é o caso da Stratesys e da Capgemini, tendo em conta que para levar a cabo esta digitalização foram implicados mais de 100 profissionais da Mercadona e fornecedores informáticos.

Captação de talento para a brutal transformação digital

A digitalização é um dos grandes desafios nos quais a empresa está a trabalhar. De facto, em 2019, a empresa concluiu a primeira fase de digitalização dos supermercados ao torná-los mais eficientes, produtivos e sustentáveis. Para levar a cabo este projecto de transformação digital tão necessário, a Mercadona continua com o seu processo de captação de talento, interna e externamente, o que lhe permitiu incorporar mais de 300 pessoas no departamento de informática entre 2019 e 2020.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...