A Mercadona acaba de cumprir o primeiro marco da Estratégia 6.25 e elimina os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas, uma acção que levou a cabo ao longo de 2020.
Agora, a empresa oferece aos seus “Chefes” (como designa os clientes) sacos compostáveis feitos de fécula de batata (na foto principal), que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, em três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis disponíveis na Mercadona.
Além disso, a empresa disponibiliza caixotes para a deposição selectiva dos resíduos em todas as secções da loja, para que os clientes possam separar e depositar os seus resíduos e, assim, contribuir para a economia circular. «O cumprimento desta primeira acção da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano», referem numa nota de imprensa.
A Estratégia 6.25 tem o triplo objectivo de, até 2025, reduzir 25% do plástico das embalagens, ter todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. «Este objectivo está a ser cumprido através de um total de seis acções que envolvem modificações em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens em coordenação com os fornecedores, a adequar lojas e logística, a gestão de resíduos, entre outros».
No seu conjunto, a empresa prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para a concretização de todas as acções que integram esta estratégia.
Equipa de trabalho para identificar e definir as mudanças
A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os colaboradores no desafio de “Continuar a cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis.
A Mercadona possui uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de actuação da Estratégia 6.25, que é composta por trabalhadores dos diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Finanças, Recursos Humanos, Relações Externas e Obras.
Nos últimos quatro meses, a Mercadona «adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021», anunciam. Em Portugal já existe um supermercado com este conceito, em Matosinhos (Porto).
Nestas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objectivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as acções que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes acções definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular.