Magos IS: Gestão inteligente de vários equipamentos dos sistemas de rega com o programador solar Atlas

O programador de rega Atlas, alimentado a energia solar, e a plataforma online Spherag, permitem comandar vários componentes dos sistemas de rega agrícola remotamente e em tempo real, a partir de um único dispositivo. A Magos Irrigation Systems é o importador exclusivo para Portugal desta tecnologia desenvolvida pela start-up espanhola Spherag.

«Programar, monitorizar e controlar a irrigação de uma cultura é agora mais fácil. Na prática, o agricultor pode controlar a bomba de rega, ligar ou desligar as válvulas, monitorizar caudais e ou pressões remotamente utilizando um smartphone, tablet ou pc, sem ter de se deslocar ao local. Tudo é comandado online através da plataforma Spherag», destaca a Magos numa nota.

Com esta solução, baseada em IoT (Internet das Coisas), é possível poupar «até um terço do consumo de água e de energia utilizados na rega».

Alvaro Velasco, director comercial da Spherag, destaca outras mais-valias desta ferramenta. «O nosso intuito é disponibilizar aos agricultores uma tecnologia que promova o uso sustentável da água. Qualquer pessoa consegue instalar esta solução e em pouquíssimo tempo. São necessários apenas 2 cabos». E acrescenta: «É uma tecnologia acessível, face aos produtos actualmente existentes no mercado», assegura Velasco.

O programador Atlas incorpora antena, painel solar e modem, «evitando a instalação de vários cabos elétricos na exploração. O Atlas está adaptado a qualquer sistema de rega, possibilita a interconectividade e integração de imagens de satélite, estações meteorológicas, e de vários sensores, como por exemplo, sondas de humidade de solo, sondas de pressão, caudalímetros ,etc. O agricultor pode ainda consultar na plataforma Spherag, o histórico de regas, os dados do caudalímetro, entre outras informações que o ajudam a optimizar a rega».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...