O programador de rega Atlas, alimentado a energia solar, e a plataforma online Spherag, permitem comandar vários componentes dos sistemas de rega agrícola remotamente e em tempo real, a partir de um único dispositivo. A Magos Irrigation Systems é o importador exclusivo para Portugal desta tecnologia desenvolvida pela start-up espanhola Spherag.
«Programar, monitorizar e controlar a irrigação de uma cultura é agora mais fácil. Na prática, o agricultor pode controlar a bomba de rega, ligar ou desligar as válvulas, monitorizar caudais e ou pressões remotamente utilizando um smartphone, tablet ou pc, sem ter de se deslocar ao local. Tudo é comandado online através da plataforma Spherag», destaca a Magos numa nota.
Com esta solução, baseada em IoT (Internet das Coisas), é possível poupar «até um terço do consumo de água e de energia utilizados na rega».
Alvaro Velasco, director comercial da Spherag, destaca outras mais-valias desta ferramenta. «O nosso intuito é disponibilizar aos agricultores uma tecnologia que promova o uso sustentável da água. Qualquer pessoa consegue instalar esta solução e em pouquíssimo tempo. São necessários apenas 2 cabos». E acrescenta: «É uma tecnologia acessível, face aos produtos actualmente existentes no mercado», assegura Velasco.
O programador Atlas incorpora antena, painel solar e modem, «evitando a instalação de vários cabos elétricos na exploração. O Atlas está adaptado a qualquer sistema de rega, possibilita a interconectividade e integração de imagens de satélite, estações meteorológicas, e de vários sensores, como por exemplo, sondas de humidade de solo, sondas de pressão, caudalímetros ,etc. O agricultor pode ainda consultar na plataforma Spherag, o histórico de regas, os dados do caudalímetro, entre outras informações que o ajudam a optimizar a rega».