A organização de produtores (OP) de pequenos frutos Lusomorango está a participar na versão virtual da Fruit Attraction, feira anual internacional de frutas e legumes que, este ano, devido à pandemia de covid-19, decorre totalmente em formato digital, durante todo o mês de Outubro. «Não podíamos deixar de estar presentes, enquanto players de referência do mercado português, num dos principais pontos de encontro com os nossos mercados de destino. Mesmo não contemplando a presença física, acreditamos que a presença digital neste evento, numa altura em que os consumidores procuram cada vez mais produtos hortofrutícolas, em fresco, nutritivos, vitamínicos e saudáveis – principais características dos pequenos frutos – é fundamental para assegurar a normalidade da actividade e, sobretudo, mostrar que esta fileira enfrentou as dificuldades de cabeça erguida e que, com muito esforço e dedicação dos seus produtores e força de trabalho, conseguiu superar as dificuldades impostas pela Covid-19», diz o presidente do Conselho de Administração da Lusomorango.
Segundo Luís Pinheiro, «o sector tem de encontrar fórmulas alternativas para escoar a produção e pretende crescer em volume e em valor – ou seja, exportar mais quantidades a melhor preço –; essa é a razão pela qual apostámos em estarmos presente neste formato digital, naquela que é uma das feiras internacionais mais importantes». Neste âmbito, o responsável defende que «os apoios à promoção internacional devem ser repensados e devem existir apoios específicos para a participação em feiras e certames nestes moldes, pois neste momento são a única forma de fazermos promoção e é pela via das exportações e da internacionalização que poderemos contribuir para a geração de valor e manutenção de emprego, tão cruciais nos momentos que vivemos».
Em comunicado, a maior OP da fileira das frutas e legumes em Portugal, «em volume de negócios», afirma que, com esta presença na edição virtual daquela que é «uma das maiores feiras europeias de frutas e legumes», «assume o seu desígnio de grande exportadora». Dedicada à produção e comercialização de pequenos frutos, a Lusomorango exporta mais de 95% da sua produção, tendo registado, em 2019, um volume de negócios superior a 65 milhões de euros.
A empresa sublinha que, «não sendo imune às actuais circunstâncias impostas pela pandemia que, numa primeira fase, impôs sérias e graves restrições às transacções comerciais, os 42 associados desta OP conseguiram fazer frente aos constrangimentos e manter a rota do crescimento». A Lusomorango recorda ainda que, na edição de 2019, a Fruit Attraction registou 1.800 expositores(provenientes de 130 países) e 90.000 visitantes.
