Love Butternut lança campanha associada ao Halloween que promove a abóbora

A “Love Butternut”, associação de produtores de abóbora portugueses e espanhóis, está a desenvolver em Portugal uma campanha que promove o uso e consumo da abóbora associada ao Halloween, com várias iniciativas. Segundo a entidade, «ao longo de toda a semana, mais de 3.300 crianças de 59 escolas das regiões do Ribatejo e do Oeste são desafiadas pelos produtores a pintar e decorar abóboras nas salas de aula [exemplos em baixo], assim como a utilizar a mesma abóbora para confeccionar uma receita em casa».

Concurso LB

Em comunicado, a associação refere que, em parceria com a 41.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – que decorre desde 21 de Outubro até 1 de Novembro –, haverá «um concurso específico para as escolas deste concelho» e, a 31 de Outubro, «as abóboras melhor decoradas prometem aterrorizar» o evento. No dia 31 de Outubro, no âmbito do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, está prevista uma actividade com as crianças no Espaço Infantil do evento (11h00), a entrega do prémio “A abóbora mais terrorífica”, para escolas do distrito de Santarém (11h30), e um showcooking com Rodrigo Castelo e Mimi Castelo, sobre Pizza de Abóbora (12h00).

Escolas

De acordo com a “Love Butternut”, também vão estar à venda, até 1 de Novembro, em supermercados e hipermercados aderentes à campanha – Continente, Pingo Doce/Recheio, Auchan, Dia –, 115.000 abóboras Butternut produzidas em território nacional por 13 produtores. Estas abóboras terão «uma etiqueta especial, que desafia os consumidores a participar no concurso “A abóbora mais terrorífica”», sendo que «basta ler o QR Code e enviar uma fotografia de uma abóbora manteiga decorada», explica a associação.

3

A entidade assinala que «esta campanha estará também nas redes sociais, com a participação de influencers nacionais que vão mostrar que é possível celebrar o Halloween sem desperdício alimentar». A “Love Butternut” destaca que o objectivo desta iniciativa é «celebrar o Halloween sem desperdício alimentar», tendo como metas «valorizar a abóbora nacional, impulsionar o consumo deste vegetal e combater o desperdício alimentar».

H_2

A associação – cuja missão é «promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha» – sublinha que «a abóbora manteiga tem a pele dura e impermeável, característica que permite decorá-la com qualquer tipo de material sem que a polpa seja contaminada». É ainda indicado que Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa – atrás de Espanha e França –, que o país produz 60.000 toneladas e que, dessa produção, «90% da abóbora Butternut é destinada à exportação».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...