A Louricoop – Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã, promove, no próximo dia 7 de Janeiro, um encontro para a promoção do seguro de rendimento da batata. O esclarecimento decorrerá no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã, às 18h.
Há uma enorme incerteza nos preços do mercado da batata, devido à crise económica sentida pelas famílias e no canal Horeca. De acordo com Sérgio Ferreira, director geral da Louricoop, e presidente da Direcção da Porbatata, «a crise económica requer soluções modernas e que minimizem o risco de produção e comercialização na batata de consumo». Com a actual conjuntura económica ninguém sabe como se vão desenvolver os preços da batata após a campanha.
Com o apoio da Porbatata – a principal organização do sector – foi assim desenvolvida uma solução que protege os produtores para quedas severas no seu rendimento. É esta solução que será apresentada aos sócios da Louricoop no próximo dia 7.
A Safe-Crop, a agência de mediação e subscrição que criou o produto, estará no evento para esclarecer as questões dos produtores.
O produto é segurado pela Lusitania – Companhia de Seguros.
Este é o primeiro seguro de rendimento a operar em Portugal. Segundo um comunicado, a solução da Safe-Crop, através da Lusitania, garante «o rendimento previamente definido, qualquer que seja a relação e comportamento da produtividade e preço. O seguro tradicional de colheitas apenas garante uma compensação para a produtividade, e apenas para fenómenos meteorológicos muito específicos.
O novo seguro tem ainda outras especificidades. A avaliação de rendimento é baseada na variação dos índices de preços e de produção produzidos para o mercado nacional. Por isso, não há, de uma maneira geral, uma verificação in loco das produções».