Investigadores do projecto OLEAdapt solicitam apoio de agricultores na recolha de dados

No âmbito do projecto “OLEAdapt – Estratégia de gestão de pragas para a resiliência e sustentabilidade da olivicultura face às alterações climáticas”, investigadores da Universidade de Évora estão a tentar recolher informações mais precisas sobre as áreas de distribuição das variedades de oliveira cultivadas em Portugal. Os investigadores apelam à ajuda de «todos» os agricultores e intervenientes ligados ao olival para a recolha de dados, a partir dos quais se pretende «desenvolver uma base de dados de distribuição geográfica das variedades cultivadas em Portugal».

Assim, solicitam o envio dos dados relativos às coordenadas geográficas dos olivais e respectivas variedades para o endereço de correio electrónico oleadapt@uevora.pt Em alternativa, também pode ser preenchido um mapa com a localização dos olivais e respectivas variedades, através da plataforma desenvolvida pelos investigadores e disponível no endereço http://hlserver.cc.uevora.pt:3838/form/

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o OLEAdapt envolve a Universidade de Évora (líder do projecto), o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Segundo os promotores do projecto, «a informação partilhada pelos olivicultores permitirá aos investigadores ajudar a indústria do olival a adaptar-se melhor às alterações climáticas, aumentando a resiliência desta cultura», nomeadamente ao «transferir conhecimento sobre quais as variedades que os olivicultores devem apostar no futuro».

«Conhecermos a distribuição actual das variedades de oliveira vai ajudar-nos a perceber, através de projecções para o futuro e considerando o cenário de alterações climáticas, quais serão as variedades mais resilientes e quais serão aquelas em que se deverá apostar em cada região do país. Para isto, é indispensável o apoio dos olivicultores e entidades associadas», diz José Herrera, coordenador do projecto e investigador do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora. Pode obter aqui e aqui mais informações sobre esta iniciativa, que teve início em Janeiro de 2021 e termina em Dezembro de 2023.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...