InnovPlantProtect comemora quinto aniversário a 24 de Janeiro

No dia 24 de Janeiro, o laboratório colaborativo InnovPlantProtect (InPP) celebra o seu quinto aniversário com um evento realizado a partir das 14h35 em Elvas, nas instalações do Pólo de Inovação do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), onde o InPP está sediado desde 2022. A entidade indica que se trata de «um dia aberto à comunidade elvense, às empresas e produtores agrícolas, e à comunidade académica», que estarão presentes «personalidades e entidades nacionais e internacionais ligadas à agricultura e à biotecnologia» e que se pretende «celebrar e dar a conhecer aos participantes a inovação científica e tecnológica desenvolvida pelo laboratório colaborativo na protecção de culturas, de forma a encontrar soluções de impacto para os desafios agrícolas e societais que possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas».

Segundo a entidade, esta cerimónia reúne os associados do InPP, representantes do ecossistema da inovação, representantes de outros laboratórios colaborativos da área agroalimentar, associações de produtores, agricultores e decisores políticos, tendo como objectivo «fazer balanços e explorar perspectivas para o futuro». «Após cinco anos, o InPP promove a transferência de conhecimento, reforça a sua posição como um CoLAB capaz de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços com uma forte componente tecnológica e de inovação, e fortalece o seu compromisso de impulsionar soluções que façam a diferença para enfrentar os vários desafios da protecção das culturas agrícolas», sublinha a entidade.

«O InnovPlantProtect é já uma referência reconhecida em todo o país, em particular no sector da agricultura. A equipa sedeada em Elvas tem já quatro pedidos de patente para produtos para a protecção das culturas e mais de dois milhões de euros angariados em projectos de inovação e desenvolvimento. Estou seguro que o InnovPlantProtect continuará a desenvolver o seu programa de forma a atingir a sustentabilidade da sua actividade, a sua integração na região do Alentejo norte e a finalidade de desenvolver soluções biológicas e digitais para a protecção das culturas mediterrânicas», afirma Pedro Fevereiro, director executivo do InPP. O InnovPlantProtect iniciou a sua actividade em 2020 e foi criado «para desenvolver produtos e serviços inovadores “bio-inspirados” e digitais para a protecção das culturas e criar valor através da gestão de organismos vivos no ambiente agrícola, de forma a contribuir para a sustentabilidade da agricultura», tendo como foco prioritário «as culturas mediterrânicas, em particular a sua protecção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas».

Pode consultar aqui o programa deste evento comemorativo e pode obter mais informações no site do InnovPlantProtect. As inscrições são gratuitas, podem ser feitas aqui e estão abertas até às 12h00 de 22 de Janeiro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo

Notícias relacionadas

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...