II Congresso da Portugal Nuts a 9 de Maio em Beja

Organizado pela Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos (APFS), o II Congresso Portugal Nuts tem lugar na manhã de 9 de Maio, a partir das 9h00, no Cine Teatro Pax-Julia, em Beja. Com três mesas-redondas, este evento visa «aproximar todos os interessados e fomentar a partilha de estudo, experiências e demonstrações, divulgando-se práticas culturais relativas aos pomares de frutos secos», refere a organização.

No âmbito da primeira mesa-redonda, dedicada ao tema “A água e o sector dos frutos secos”, vão ser apresentados publicamente os resultados de um estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos, desenvolvido pela Portugal Nuts em parceria com a Real Academia de Ingeneria de Madrid. Duarte Correia (DuckRiver), Isabel Martins (Revista Sustentável), José Pedro Salema (presidente da EDIA), Pedro do Carmo (coordenador da Comissão de Agricultura do Parlamento) e Tomás Tenreiro (SistAgro) são os convidados para debater os resultados deste estudo.

A mesa-redonda “Inovação e sustentabilidade no sector dos frutos secos” terá a participação de Paulo Fernandes (presidente da Câmara Municipal do Fundão), Pedro Pimentel (Centromarca), Filipa Saldanha (responsável de sustentabilidade do Crédito Agrícola) e Rui Coutinho (professor da Nova SBE). Subordinada ao tema “Mercados de frutos secos: Tendências nacionais e internacionais”, a última mesa-redonda conta com a participação de Bill Harp (ex-presidente da Almond Board California e actual investidor em Portugal em frutos secos), José Luis Bosch (coordenador da DescascAlmendra), Tim Jackson (presidente do Almond Board of Australia) e Joan Fortuny Queralt (De Prado Almonds).

O evento inclui ainda um «momento» realizado no âmbito do projecto de responsabilidade social “Amigos Portugal Nuts”, que tem lugar pela primeira vez este ano e que pretende atribuir um donativo a instituições de solidariedade social. Na edição de 2023 desta iniciativa, a entidade destinatária será o Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco “A Buganvília”.

A Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos representa actualmente 50 associados, desde produtores a processadores, abrangendo cerca de 15.000 hectares. O objectivo desta associação é o «estudo, experimentação, demonstração e divulgação de práticas culturais adequadas à realidade nacional dos pomares de frutos secos, e que conduzam ao aumento da competitividade dos seus associados, bem como a defesa e representação dos interesses dos associados junto de todas as entidades, oficiais ou privadas, de âmbito nacional ou internacional».

Pode consultar abaixo o programa completo do II Congresso Portugal Nuts. A participação é livre e gratuita, mediante inscrição prévia, que pode ser efectuada aqui.

 

Programa

8h30 – Recepção de participantes

9h00 – Discurso de abertura

9h15 – Apresentação do estudo “Necessidades hídricas das culturas de frutos secos nas principais zonas de produção”

10h00 – Mesa-redonda I – “A água e o sector dos frutos secos”

10h30 – Coffee-break

11h00 – Mesa-redonda II – “Inovação e sustentabilidade no sector dos frutos secos”

11h45 – Mesa-redonda III – “Mercados de frutos secos: Tendências nacionais e internacionais”

12h30 – Amigos Portugal Nuts

13h00 – Encerramento

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...