II Congresso da Portugal Nuts a 9 de Maio em Beja

Organizado pela Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos (APFS), o II Congresso Portugal Nuts tem lugar na manhã de 9 de Maio, a partir das 9h00, no Cine Teatro Pax-Julia, em Beja. Com três mesas-redondas, este evento visa «aproximar todos os interessados e fomentar a partilha de estudo, experiências e demonstrações, divulgando-se práticas culturais relativas aos pomares de frutos secos», refere a organização.

No âmbito da primeira mesa-redonda, dedicada ao tema “A água e o sector dos frutos secos”, vão ser apresentados publicamente os resultados de um estudo sobre as necessidades hídricas nas culturas de frutos secos, desenvolvido pela Portugal Nuts em parceria com a Real Academia de Ingeneria de Madrid. Duarte Correia (DuckRiver), Isabel Martins (Revista Sustentável), José Pedro Salema (presidente da EDIA), Pedro do Carmo (coordenador da Comissão de Agricultura do Parlamento) e Tomás Tenreiro (SistAgro) são os convidados para debater os resultados deste estudo.

A mesa-redonda “Inovação e sustentabilidade no sector dos frutos secos” terá a participação de Paulo Fernandes (presidente da Câmara Municipal do Fundão), Pedro Pimentel (Centromarca), Filipa Saldanha (responsável de sustentabilidade do Crédito Agrícola) e Rui Coutinho (professor da Nova SBE). Subordinada ao tema “Mercados de frutos secos: Tendências nacionais e internacionais”, a última mesa-redonda conta com a participação de Bill Harp (ex-presidente da Almond Board California e actual investidor em Portugal em frutos secos), José Luis Bosch (coordenador da DescascAlmendra), Tim Jackson (presidente do Almond Board of Australia) e Joan Fortuny Queralt (De Prado Almonds).

O evento inclui ainda um «momento» realizado no âmbito do projecto de responsabilidade social “Amigos Portugal Nuts”, que tem lugar pela primeira vez este ano e que pretende atribuir um donativo a instituições de solidariedade social. Na edição de 2023 desta iniciativa, a entidade destinatária será o Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco “A Buganvília”.

A Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos representa actualmente 50 associados, desde produtores a processadores, abrangendo cerca de 15.000 hectares. O objectivo desta associação é o «estudo, experimentação, demonstração e divulgação de práticas culturais adequadas à realidade nacional dos pomares de frutos secos, e que conduzam ao aumento da competitividade dos seus associados, bem como a defesa e representação dos interesses dos associados junto de todas as entidades, oficiais ou privadas, de âmbito nacional ou internacional».

Pode consultar abaixo o programa completo do II Congresso Portugal Nuts. A participação é livre e gratuita, mediante inscrição prévia, que pode ser efectuada aqui.

 

Programa

8h30 – Recepção de participantes

9h00 – Discurso de abertura

9h15 – Apresentação do estudo “Necessidades hídricas das culturas de frutos secos nas principais zonas de produção”

10h00 – Mesa-redonda I – “A água e o sector dos frutos secos”

10h30 – Coffee-break

11h00 – Mesa-redonda II – “Inovação e sustentabilidade no sector dos frutos secos”

11h45 – Mesa-redonda III – “Mercados de frutos secos: Tendências nacionais e internacionais”

12h30 – Amigos Portugal Nuts

13h00 – Encerramento

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...