Hispatec cria sucursal em Portugal

A empresa de software e gestão agrícola Hispatec anunciou que vai abrir uma sucursal em Portugal nos próximos meses, de forma a disponibilizar directamente ao mercado nacional o seu portefólio de soluções para o sector agrícola. A empresa de origem espanhola, que opera em vários países, afirma que segue o conceito «Farm to market» e que proporciona «uma proposta global para toda a cadeia de produção, com soluções digitais e de inteligência artificial para cada processo».

O portefólio inclui soluções como ERPagro – «ferramenta de planeamento e gestão de todas as fases de produção e comercialização com aplicações operacionais móveis» –, Control Tower – «uma plataforma para a análise e controlo dos processos logísticos» – e Agrosales – «uma ferramenta para a gestão técnico-comercial dos fornecedores de matérias-primas». De acordo com Gonzalo Martín, Chief Strategy Officer da Hispatec, este portefólio foi «pensado para que os gestores das empresas agroalimentares saibam, em tempo real, o custo de cada quilo produzido ou comercializado em qualquer um dos territórios em que operam, permitindo-lhes ser mais eficientes, sustentáveis e rentáveis».

Entre essas soluções, figura a plataforma de inteligência artificial agroalimentar, Margaret, lançada recentemente e que, segundo a Hispatec, «trará um considerável valor acrescentado para a gestão operacional das empresas relacionadas com a agricultura» e «foi concebida para integrar diversas fontes de dados, tanto internas quanto externas (fontes de satélite, meteorológicas, legais ou de mercado), assim como os dados provenientes de dispositivos IoT [Internet of Things], com vista a desenvolver inteligência avançada». A empresa acrescenta que, «graças aos seus motores geográficos e de algoritmia agronómica», esta ferramenta proporciona «inteligência avançada em qualquer área que seja relevante, como sejam as previsões de culturas semanais, de forma a permitir um planeamento mais minucioso da sua produção, ou o cruzamento de informações com, por exemplo, as condições de mercado previstas no momento da comercialização».

«A Margaret vai revolucionar a digitalização do sector agroalimentar internacional e, portanto, do mercado português, um mercado em que vemos um grande potencial de crescimento para o sector agroalimentar», refere Custodio López, responsável da Hispatec para o mercado português. «Esta ferramenta é capaz de utilizar fontes de informação tão diversas como as tarefas que tem de desempenhar diariamente no terreno, os dados recolhidos pelos sensores da exploração agrícola e as condições climatéricas do mercado de destino. Tudo isto com vista a recomendar-lhe qual é o melhor momento para fazer a colheita ou a propor-lhe o melhor plano de fertilização», conclui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...