EDIA disponibiliza manual de compostagem

“Compostagem, uma solução sustentável” é o nome de um manual lançado recentemente pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e que está disponível gratuitamente no site da entidade. Este documento foi encomendado à entidade pelo Ministério da Agricultura, contou com o contributo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e, de acordo com a EDIA, «pretende lançar as bases técnicas para um sector agroindustrial cada vez mais responsável e sustentável».

O manual tem por base o trabalho do projecto “Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva” (URSA), que visa a valorização de subprodutos orgânicos de origem agrícola, pela sua recolha e transformação em fertilizante orgânico para aplicação no solo, encontrando as melhores práticas para o fazer e procurando fomentar a criação de outras unidades. Em 2019, começou a funcionar em Serpa a primeira unidade desta iniciativa de economia circular, implementada pela EDIA em parceria com a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo.

A EDIA afirma que, por ano, são produzidos na zona servida por Alqueva cerca de um milhão de toneladas de subprodutos orgânicos, a maior parte oriunda «das 100 milhões de árvores regadas pelo empreendimento». Segundo a entidade, «se compostados, estes subprodutos podem gerar 500.000 toneladas de composto» e ser assim restituídos aos solos, «melhorando a sua fertilidade».

A unidade experimental demonstrativa continua operacional e foram adquiridos para o projecto um tractor e, mais recentemente, um distribuidor de composto. Em comunicado, a EDIA refere que, a partir do exemplo dessa unidade, «algumas das principais unidades agroindustriais do território de Alqueva demonstraram interesse na criação das suas próprias unidades de compostagem, junto às estruturas industriais», permitindo reduzir «a pegada ecológica associada ao transporte dos subprodutos e assim aumentar o desempenho ambiental de todo o processo».

Em declarações à Frutas, Legumes e Flores [que pode ler em detalhe na edição de Abril da revista], José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA, indicou que a EDIA já assinou 17 protocolos com entidades «que querem aprender e que querem ter a sua própria unidade», sendo que «algumas já estão a funcionar, outras estão em processo de licenciamento». Pode consultar o manual “Compostagem, uma solução sustentável” aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...