H2020 IPMWORKS: Projecto que incentiva a redução do uso de fitofármacos celebra um ano

Apoiado pelo programa europeu H2020, o projecto IPMWORKS pretende criar uma rede de produtores e consultores que trabalhem em conjunto para demonstrar que é possível reduzir significativamente a utilização de fitofármacos em todos os sectores agrícolas europeus.

A rede é constituída por hubs de 10-15 explorações agrícolas de demonstração localizadas numa determinada região. Cada hub é gerido por um “hub coach” que tem a função de ajudar os produtores a trocar conhecimentos sobre métodos não químicos para controlar e reduzir a pressão de pragas e doenças nas suas culturas, através da adopção de uma visão holística da Protecção Integrada.

A equipa responsável por gerir o hub irá ainda organizar eventos de demonstração, baseados nos conhecimentos práticos dos produtores e nas suas histórias de sucesso, sempre focados na Protecção Integrada das culturas. Pretende-se mostrar «que a Protecção Integrada é eficiente e rentável e torna possível reduzir a dependência de fitofármacos, mantendo simultaneamente a produtividade e aumentando eventualmente a rentabilidade económica da exploração agrícola».

Um ano após o início do projeto, 22 hubs estão agora instalados em 14 países europeus, com cerca de 250 produtores, sendo dois deles em Portugal. O IPMWORKS está também a coordenar cinco redes nacionais de produtores, em França (DEPHY), Reino Unido (LEAF), Alemanha (DIPS), Países Baixos (GROEN) e Suíça (PESTIRED).

O projecto promove ainda a utilização da plataforma IPM Decisions, que «proporciona um acesso fácil a uma gama de Sistemas de Apoio à Decisão para optimização da tomada de decisão no controlo de pragas».

Aqui, pode  conhecer as explorações de demonstração mais próximas de si e para aceder ao calendário de divulgação dos eventos de demonstração clique aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...