A GS1 Portugal – Codipor realiza, no dia 21 de Maio, entre as 10h00 e as 12h00, uma acção de esclarecimento em formato online sobre os desafios que o sector vitivinícola abraça no que diz respeito à digitalização da rotulagem, no âmbito do Regulamento da União Europeia relativo à rotulagem do vinho (2021/2117). A entidade salienta que «a entrada em vigor da nova legislação para o sector prevê que as garrafas/embalagens de vinhos contenham a indicação obrigatória da lista de ingredientes e declaração nutricional no respectivo rótulo» e que «esta regulamentação será aplicada integralmente aos vinhos da colheita de 2024 e seguintes, pelo que a transição para as novas regras prevê um período de adaptação variável».
A GS1 Portugal indica que o evento «contará com a participação de oradores especialistas em várias áreas de impacto da legislação aplicável desde 8 de Dezembro de 2023 e com o testemunho de Marco Moura, responsável de Qualidade e Segurança da Vercoope, cooperativa vitivinícola que adoptou a solução de agregação de informação nutricional obrigatória disponibilizada pela GS1 Portugal – 560 e-label –, partilhando a sua experiência de adopção desta solução, enquanto entidade responsável pelo engarrafamento, comercialização e distribuição de Vinho Verde, a que a nova legislação se aplica». A entidade afirma que, com esta iniciativa, pretende «promover um ponto de encontro e de análise dos desafios e oportunidades do sector», sublinhando que «está disponível para colaborar com os players através das suas soluções de codificação e rotulagem dos produtos».
Os interessados em assistir a este evento online, de acesso gratuito, podem inscrever-se aqui. Pode consultar o programa completo da segunda edição do evento “Rótulo digital europeu – Novas regras de rotulagem do vinho” aqui.