Grupo operacional +BDMira realiza evento final no Rogil a 3 de Junho

“Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira” é o tema do evento que o grupo operacional +BDMira vai realizar na tarde do dia 3 de Junho, a partir das 14h00, no Grupo Recreativo Folclórico Amador do Rogil (freguesia do Rogil, concelho de Aljezur). Trata-se do segundo evento final do grupo operacional “+BDMira – Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional”, depois de ter tido lugar em Santarém, no dia 18 de Maio, o primeiro evento final.

O programa, que pode consultar aqui, inclui apresentação de boas práticas de produção – por parte de investigadores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA/IPS) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) –, do vídeo “Boas práticas para a sustentabilidade da cultura da batata-doce” e do livro “Batata-doce – Manual de boas práticas agrícolas”, que foi publicado no fim de 2021 pelo INIAV e que pode descarregar aqui. Este evento de entrada livre fecha com uma mesa-redonda sobre “Comercialização e valorização”.

O grupo operacional +BDMira é liderado pelo INIAV e inclui a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA/IPS), a AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur e os produtores de batata-doce ASF Portugal Unipessoal e Gemüsering Portugal Produção Hortícola. Esta iniciativa visa «transferir informação que fomente a produtividade e a qualidade das raízes de batata-doce no Perímetro de Rega do Mira», tendo em vista duas vertentes: «por um lado, desenvolver e transferir metodologias inovadoras de multiplicação (in vitro e em estufa) de material de propagação de elevada qualidade (isento de vírus e outras doenças)»; por outro lado, «desenvolver e transferir tecnologias sustentáveis de produção e de conservação pós-colheita de raízes». Segundo os promotores, «pretende-se assim aumentar, a nível nacional e internacional, a competitividade dos viveiristas e produtores através da adopção de uma nova dinâmica organizacional».

3a

[imagem de abertura: GO +BDMira]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...