GPP promove debate sobre indústria agroalimentar a 8 de Fevereiro

“Indústria agroalimentar” é o tema da nova edição da publicação “Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva” e vai ser o mote para uma sessão de debate que terá lugar em Lisboa a 8 de Fevereiro, às 15h00. Este evento decorre nas instalações do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) no Ministério da Agricultura e Alimentação e conta também com transmissão em directo no canal do GPP no Youtube.

Segundo o GPP, entidade que organiza a sessão de debate e que produz a “Cultivar”, a 29.ª edição da publicação – que pode consultar aqui (em PDF) e aqui (e-book) – «permite uma reflexão abrangente sobre a evolução do sector agroalimentar e a sua sustentabilidade, bem como sobre os desafios que enfrenta e as perspectivas futuras», e a sessão visa «promover uma reflexão alargada sobre o tema». De acordo com o programa, que pode consultar aqui, o evento inclui uma apresentação de enquadramento ao tema e uma mesa-redonda com convidados do sector agroalimentar, seguida de debate.

A propósito deste tema, o GPP refere que «a indústria agroalimentar desempenha um papel essencial na economia global, contribuindo para a segurança alimentar com o fornecimento de alimentos seguros e saudáveis às populações e criando valor a partir de matérias-primas agrícolas, que em grande parte, no caso de Portugal, são recursos endógenos». «Num contexto de redução da importância do sector industrial na economia global, destaca-se a evolução positiva do valor acrescentado da indústria agroalimentar nacional, revelando uma grande capacidade de resiliência e resposta a desafios tão variados como a digitalização, a energia, a economia circular, a bioeconomia, as preocupações com a nutrição. O potencial da indústria agroalimentar é particularmente determinante para assegurar o abastecimento alimentar nacional e a orientação para o mercado externo, contribuindo para o desenvolvimento do sector primário nacional, quer na agricultura, quer nas pescas», assinala a entidade.

Pode ser visionado aqui um vídeo de apresentação do tema. Quem pretender participar presencialmente, deve inscrever-se aqui até dia 7 de Fevereiro.

Quem quiser aceder à transmissão em directo, pode fazê-lo aqui. Os interessados em colocar questões podem fazê-lo via email – cultivar@gpp.pt –, com limite até 7 de Fevereiro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...