GPP promove debate sobre indústria agroalimentar a 8 de Fevereiro

“Indústria agroalimentar” é o tema da nova edição da publicação “Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva” e vai ser o mote para uma sessão de debate que terá lugar em Lisboa a 8 de Fevereiro, às 15h00. Este evento decorre nas instalações do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) no Ministério da Agricultura e Alimentação e conta também com transmissão em directo no canal do GPP no Youtube.

Segundo o GPP, entidade que organiza a sessão de debate e que produz a “Cultivar”, a 29.ª edição da publicação – que pode consultar aqui (em PDF) e aqui (e-book) – «permite uma reflexão abrangente sobre a evolução do sector agroalimentar e a sua sustentabilidade, bem como sobre os desafios que enfrenta e as perspectivas futuras», e a sessão visa «promover uma reflexão alargada sobre o tema». De acordo com o programa, que pode consultar aqui, o evento inclui uma apresentação de enquadramento ao tema e uma mesa-redonda com convidados do sector agroalimentar, seguida de debate.

A propósito deste tema, o GPP refere que «a indústria agroalimentar desempenha um papel essencial na economia global, contribuindo para a segurança alimentar com o fornecimento de alimentos seguros e saudáveis às populações e criando valor a partir de matérias-primas agrícolas, que em grande parte, no caso de Portugal, são recursos endógenos». «Num contexto de redução da importância do sector industrial na economia global, destaca-se a evolução positiva do valor acrescentado da indústria agroalimentar nacional, revelando uma grande capacidade de resiliência e resposta a desafios tão variados como a digitalização, a energia, a economia circular, a bioeconomia, as preocupações com a nutrição. O potencial da indústria agroalimentar é particularmente determinante para assegurar o abastecimento alimentar nacional e a orientação para o mercado externo, contribuindo para o desenvolvimento do sector primário nacional, quer na agricultura, quer nas pescas», assinala a entidade.

Pode ser visionado aqui um vídeo de apresentação do tema. Quem pretender participar presencialmente, deve inscrever-se aqui até dia 7 de Fevereiro.

Quem quiser aceder à transmissão em directo, pode fazê-lo aqui. Os interessados em colocar questões podem fazê-lo via email – cultivar@gpp.pt –, com limite até 7 de Fevereiro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

318346745_698746508388011_321560485762963370_n
Entidades sectoriais contestam cortes nos apoios dos ecorregimes para os agricultores
IMG_1789a
GPP promove debate sobre indústria agroalimentar a 8 de Fevereiro
cabbage-3722517_1280
Agrobio: Compromissos vão ficar por cumprir caso não se alterem apoios à agricultura biológica  

Notícias relacionadas

318346745_698746508388011_321560485762963370_n
Entidades sectoriais contestam cortes nos apoios dos ecorregimes para os agricultores
Várias organizações agrícolas nacionais têm expressado o seu descontentamento...
cabbage-3722517_1280
Agrobio: Compromissos vão ficar por cumprir caso não se alterem apoios à agricultura biológica  
Leia o comunicado da Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica...
Conferencia_GO_estoril_site
Portugal acolhe em Maio conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”
A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se...
Kiwi picking season
Aumente o calibre e a qualidade dos seus kiwis de forma natural
Na Agripro contamos com parceiros como a Biolchim, que nos dão garantias de...