Governo vai assegurar testes rápidos à covid-19 em todas as campanhas agrícolas

Na manhã da passada sexta-feira, 9 de Abril, a ministra da Agricultura, Maria da Céu Antunes, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional (que é coordenador no Alentejo das medidas de combate à covid-19), Jorge Seguro Sanches, acompanharam uma acção de testagem de trabalhadores agrícolas em São Teotónio, Odemira. Na ocasião, a ministra da Agricultura afirmou que «o que está a acontecer nesta região será replicado noutras regiões do País, durante todas as campanhas, inclusive nas vindimas; portanto, só iremos terminar no final do ano».

Odemira 1

«O Governo irá assegurar que os testes rápidos se realizam com o apoio da Cruz Vermelha. As empresas têm de se responsabilizar por criar as condições de realização destes mesmos testes, bem como de isolamento e de segurança dos trabalhadores, e não podemos esquecer que as autarquias têm aqui um papel muito importante. Aliás, a Câmara Municipal de Odemira comprova exactamente isso», assinalou a titular da pasta da Agricultura. Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, Maria do Céu Antunes referiu também que «este território é dos mais complexos, daí ser tão importante a garantia da testagem e o acompanhamento dos fluxos dos trabalhadores, bem como as devidas condições de isolamento, mediante, claro está, o empenho das diversas áreas governativas, a corresponsabilização das empresas neste processo e o apoio das câmaras municipais; só assim será garantida a segurança dos trabalhadores, bem como a realização das colheitas».

Odemira 2

Durante a manhã, decorreu ainda uma reunião com associações de produtores e empresários agrícolas, em que, de acordo com o comunicado, a ministra da Agricultura «assumiu como prioritária a protecção dos trabalhadores, lembrou os impactos decorrentes da não realização das colheitas devido a surtos e reforçou que este é um esforço colectivo». «O Governo está empenhado em garantir condições que viabilizem a realização de testes em massa e as empresas têm o dever de proporcionar condições para que estes testes sejam realizados e para que os seus trabalhadores estejam em segurança», disse Maria do Céu Antunes.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril

Notícias relacionadas

drone-1080844_1920
Criado conselho consultivo para promover digitalização da agricultura
Foi publicado em Diário da República no dia 27 de Março, o Despacho n.º 3863/2025,...
clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...