Golegã recebe a 26 de Março acção do projecto SoiLife1st e da Rede Agri-Dem_Solo

No dia 26 de Março, a partir das 10h00, decorre na Golegã uma acção de demonstração do projecto “SoiLife1st – Adaptação de sistemas produtivos em contexto de alterações climáticas” e da “Rede Agri-Dem_Solo”. Esta iniciativa, subordinada ao tema “Culturas de cobertura”, será realizada no campo piloto instalado na Sociedade Agrícola de S. João de Brito, parceiro do “SoiLife1st” – projecto que tem uma abrangência regional, com foco no Ribatejo, no Oeste e no Litoral Alentejano e no âmbito do qual existem vários campos pilotos em curso.

O evento começa com o enquadramento dos trabalhos realizados no âmbito do projecto “Soilife1st” e da “Rede Agri-Dem_Solo”, seguindo-se a apresentação dos resultados dos bioindicadores de solo. Tem lugar depois uma visita ao campo, com demonstração das medidas adoptadas.

O projecto “SoiLife1st”, que teve início em Janeiro de 2022 e termina em Setembro de 2025, visa «devolver capacidade produtiva aos solos, garantir mais e melhor água disponível e aumentar a resiliência dos ecossistemas», tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e decorre «em continuidade do estudo das culturas de cobertura iniciado com os projectos “MaisSolo” e “Horticover”». O consórcio deste projecto é liderado pelo Instituto Politécnico de Santarém e inclui várias entidades: Arminda Luz, Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), Campotec, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), Emergosol, Fertiprado, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Rumiagro, Sociedade Agrícola da Herdade das Malhadinhas e Sociedade Agrícola de S. João de Brito.

A “Rede-Agri-Dem_Solo” é uma iniciativa da Rede Rural Nacional, com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação. O objectivo da “Rede-Agri-Dem_Solo” passa pela «implementação de uma rede de explorações de demonstração para a adopção de inovação e boas práticas na melhoria da saúde do solo no sector agrícola e florestal, onde se destaca o intercâmbio de conhecimentos e aprendizagem entre pares e os actores de inovação».

Pode consultar aqui o programa desta acção de demonstração, através do qual pode obter as coordenadas do campo. Pode inscrever-se aqui.

[imagens: projecto SoiLife1st]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
PTFresh_generica
Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo
S dorsalis
Sessão em Faro a 3 de Abril sobre pragas Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis

Notícias relacionadas

goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
Decorre na manhã do dia 29 de Março um evento subordinado ao tema “As culturas...
PTFresh_generica
Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de...
S dorsalis
Sessão em Faro a 3 de Abril sobre pragas Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis
A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o apoio da Comissão...
weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...