Golegã recebe a 26 de Março acção do projecto SoiLife1st e da Rede Agri-Dem_Solo

No dia 26 de Março, a partir das 10h00, decorre na Golegã uma acção de demonstração do projecto “SoiLife1st – Adaptação de sistemas produtivos em contexto de alterações climáticas” e da “Rede Agri-Dem_Solo”. Esta iniciativa, subordinada ao tema “Culturas de cobertura”, será realizada no campo piloto instalado na Sociedade Agrícola de S. João de Brito, parceiro do “SoiLife1st” – projecto que tem uma abrangência regional, com foco no Ribatejo, no Oeste e no Litoral Alentejano e no âmbito do qual existem vários campos pilotos em curso.

O evento começa com o enquadramento dos trabalhos realizados no âmbito do projecto “Soilife1st” e da “Rede Agri-Dem_Solo”, seguindo-se a apresentação dos resultados dos bioindicadores de solo. Tem lugar depois uma visita ao campo, com demonstração das medidas adoptadas.

O projecto “SoiLife1st”, que teve início em Janeiro de 2022 e termina em Setembro de 2025, visa «devolver capacidade produtiva aos solos, garantir mais e melhor água disponível e aumentar a resiliência dos ecossistemas», tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e decorre «em continuidade do estudo das culturas de cobertura iniciado com os projectos “MaisSolo” e “Horticover”». O consórcio deste projecto é liderado pelo Instituto Politécnico de Santarém e inclui várias entidades: Arminda Luz, Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), Campotec, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), Emergosol, Fertiprado, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Rumiagro, Sociedade Agrícola da Herdade das Malhadinhas e Sociedade Agrícola de S. João de Brito.

A “Rede-Agri-Dem_Solo” é uma iniciativa da Rede Rural Nacional, com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação. O objectivo da “Rede-Agri-Dem_Solo” passa pela «implementação de uma rede de explorações de demonstração para a adopção de inovação e boas práticas na melhoria da saúde do solo no sector agrícola e florestal, onde se destaca o intercâmbio de conhecimentos e aprendizagem entre pares e os actores de inovação».

Pode consultar aqui o programa desta acção de demonstração, através do qual pode obter as coordenadas do campo. Pode inscrever-se aqui.

[imagens: projecto SoiLife1st]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...