Futuro do agroalimentar em debate no Porto a 18 e 19 de Novembro

O Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto, recebe, nos dias 18 e 19 de Novembro, a conferência internacional “Dare2Change”, sobre o futuro e os desafios do agroalimentar, organizada pela PortugalFoods, em parceria com o Colab4Food – Associação Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar e com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Segundo a organização, neste evento, cientistas, académicos e agentes do tecido empresarial – nacionais e internacionais – vão apresentar case studies e boas práticas e debater vários temas «que são, actualmente, vitais para o sector» – como a digitalização e a mecanização, a sustentabilidade ambiental, a disrupção e inovação alimentar, a preponderância dos temas relacionais com a saúde e o bem-estar ou a relevância da inovação no branding, entre outros.

O conhecimento técnico-científico será o mote do primeiro dia da conferência (Dare2Change_Science), «com foco na inovação, debruçando-se sobre temas como a sustentabilidade alimentar, o impacto dos alimentos na saúde e no bem-estar, a nutrição do futuro, as tendências de consumo e a digitalização do sector», em que investigadores de diversas instituições europeias e nacionais vão apresentar os resultados do seu trabalho. O evento inclui também o concurso “Ideas4Sharks” – que visa «reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos empreendedores, promovendo a geração de ideias e de negócios inovadores e sustentáveis» no sector agroalimentar dentro de cinco temáticas: Saúde e bem-estar; Digitalização e mecanização; Sustentabilidade; Desenvolvimento e produção alimentar; Tendências alimentares e de consumo –, sendo o vencedor anunciado a 18 de Novembro. Nesse dia, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estará presente na conferência.

O dia 19 será dirigido «sobretudo» à realidade empresarial do sector (Dare2Change_Business), com destaque para «temas determinantes para o avanço e o desenvolvimento do negócio – incluindo a digitalização do sector, a inteligência artificial, a Blockchain ou a impressão 3D, ferramentas essenciais para garantir a competitividade das empresas e ir ao encontro das exigências cada vez mais disruptivas dos consumidores». Também se abordará «a forma como as marcas comunicam e se mostram aos consumidores, através de inovadoras estratégias de marketing e comunicação de marcas».

«A capacidade de sermos ágeis para responder à mudança e ir ao encontro daquelas que são as tendências do futuro é vital para garantir a competitividade do sector. Para isso, a indústria tem de estar na vanguarda da ciência e da tecnologia alimentares. Este pretende, pois, ser um fórum de partilha de conhecimento e de experiências», afirma Amândio Santos, presidente da PortugalFoods,  associação que representa o cluster do sector agroalimentar português. «Há muita inovação e criatividade a circular neste sector, pelo que conhecer as boas práticas e os casos exemplares que existem, quer nacionais quer internacionais, é uma forma de contagiar o sector e colocá-lo na dianteira da mudança rumo ao futuro. Temos, como o próprio nome da conferência sugere, de ser atrevidos e criativos.»

Este evento está enquadrado no projecto PortugalFoods_Qualifica, que tem como missão «o reforço da competitividade empresarial do setor agroalimentar nacional e o incremento do índice tecnológico das empresas portuguesas». Pode consultar aqui o programa da conferência internacional “Dare2Change” e pode efectuar aqui a sua inscrição, até 16 de Novembro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...