Fruit Attraction São Paulo estreia-se em Abril de 2024

De 16 a 18 de Abril de 2024, vai ter lugar na cidade de São Paulo, no Brasil, a primeira edição da Fruit Attraction São Paulo, um evento organizado em conjunto pela Ifema Madrid e pela Fiera Milano. O anúncio foi feito ontem, 3 de Setembro, durante o primeiro dia da 15.ª edição da Fruit Attraction, certame internacional do sector hortofrutícola que é organizado pela Ifema Madrid, juntamente com a Fepex, e que decorre anualmente em Madrid, Espanha.

A primeira edição da Fruit Attraction São Paulo vai realizar-se no São Paulo Expo e, segundo a organização, vai ter uma área de exposição de 9.000 metros quadrados, esperando-se a participação de 200 expositores de todo o mundo. Este certame também vai desenvolver um programa de compradores internacionais convidados, explica a organização.

A aliança entre as duas entidades organizadoras «estabelece uma divisão de responsabilidades, para garantir o sucesso organizacional e operacional da feira», refere o comunicado. Assim, a Ifema Madrid fica responsável pela gestão comercial, pela definição e gestão do congresso, pela comunicação e promoção do evento e por dirigir as acções comerciais levadas a cabo pela sua delegação no Brasil. Por seu lado, a Fiera Milano tem a seu cargo a produção, a logística e a administração do certame, partilhando ainda a vertente da comunicação e promoção do evento.

Em comunicado, este evento é referido como parte do «processo de internacionalização» da «marca de referência internacional» Fruit Attraction, neste caso direccionada para a América Latina. A apresentação deste novo projecto contou com a presença do director geral da Ifema Madrid, Juan Arrizabalaga, do Group Business Development Director da Fiera Milano, Andrea Sozzi, e do embaixador do Brasil em Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

«A Fruit Attraction é uma das principais marcas internacionais da Ifema Madrid, o que garante o sucesso do processo de internacionalização da feira. A Fruit Attraction reúne anualmente 90.000 profissionais de 137 países e 1.800 empresas de todo o mundo, além de concentrar os principais compradores das cadeias da grande distribuição, o que a tornou uma referência mundial. Sem dúvida, um dos projectos mais adequados para levar a marca Fruit Attraction para o estrangeiro é o do Brasil, um país riquíssimo em termos do sector das frutas e dos hortícolas. Graças a esta aliança com a Fiera Milano, a Fruit Attraction São Paulo nasceu com o máximo de garantias e com um grande potencial», afirmou Juan Arrizabalaga.

«Estamos entusiasmados por nos associarmos com a Ifema Madrid neste projecto tão interessante. Através da Fiera Milano Brasil, como um dos principais organizadores de exposições no mercado brasileiro, estamos profundamente enraizados no ecossistema e percebemos imediatamente o potencial da Fruit Attraction São Paulo. A força da marca Fruit Attraction, aliada à nossa forte plataforma industrial local e à nossa equipa talentosa, liderada pelo nosso director geral, Mauricio Duval Macedo, vai assegurar o sucesso desta iniciativa. Acreditamos que, no cenário actual do mercado, a cooperação é essencial para os organizadores de exposições prosperarem e explorarem as oportunidades que surgem globalmente, juntando capacidades e recursos para criar valor para expositores e compradores», disse Andrea Sozzi.

As entidades organizadoras deste novo evento realçam que o Brasil é o maior mercado da América Latina, que tem mais de 212 milhões de habitantes, que está entre os cinco principais produtores de frutas e legumes do mundo – mais de 40 milhões de toneladas em 2020 –, que a agricultura representa 6% do Produto Interno Bruto deste país, que lidera a produção, na América Latina, de bananas, citrinos, abacaxi e milho, entre outros produtos, e que é responsável por 35% do total das exportações da América Latina. Defendem ainda que a Fruit Attraction São Paulo combina «todas as características para se tornar um ponto de encontro comercial de sucesso para os profissionais do sector hortofrutícola, integrando toda a cadeia de valor e promovendo o comércio transfronteiriço entre a América e a Europa».

[Na fotografia de abertura, da esquerda para a direita: Jaime Martin, director de Expansão Internacional da Ifema Madrid; Andrea Sozzi, Group Business Development Director da Fiera Milano; Orlando Leite Ribeiro, embaixador do Brasil em Espanha; Juan Arrizabalaga, director geral da Ifema Madrid]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...