FIPA debate desafios e oportunidades do agroalimentar em tempos de inflação 

“Desafios e Oportunidades em Tempos de Inflação” foi o mote para a 6.ª Conferência para a Competitividade organizada pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares no âmbito do encerramento das comemorações dos seus 35 anos, que decorreu no dia 16 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 

O encontro, que contou com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, reuniu diversas individualidades do sector agroalimentar, numa reflexão sobre o estado da economia no que diz respeito à área alimentar, onde foram alvo de debate as estratégias para o futuro do mercado e das indústrias transformadoras nacionais. 

Jorge Henriques, presidente da FIPA, relembrou a importância da indústria portuguesa agroalimentar como «o maior sector nacional transformador de base industrial, com um volume de negócios que, em 2022, terá ultrapassado os 19 mil milhões de euros, um valor acrescentado bruto de 3,5 mil milhões, mais de 11 mil empresas e cerca de 110 mil postos de trabalho directos e mais de 500 mil indirectos, ultrapassando a barreira dos 7 mil milhões de euros em exportações». 

Destacando as adversidades que a indústria agroalimentar tem enfrentado ultimamente, Jorge Henriques reforçou as prioridades para o sector, que incluem a consolidação de uma estratégia pública de incentivos à inovação, a adequação de uma política fiscal à competitividade, o desenvolvimento de políticas económicas e diplomáticas como impulso à exportação e internacionalização das marcas, a eliminação de restrições comerciais e o acesso ao aprovisionamento energético, entre outras medidas principais. Reforçou ainda que «toda a nova legislação deve incluir uma secção de crise e emergência e apelou por garantias de financiamento e assistência de emergência para as empresas necessitadas».

Todas as intervenções, na nossa edição de Junho.  

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...